Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Community
  • Activity
  • Members
  • Groups
  • Forums
  • Loja
  • Events
    • Calendar View
    • List View
  • E-Learning
  • LearnDash
    • All Courses
  • LearnPress
    • Todos os Cursos
    • Formadores
    • Perfil na Área de Cursos
  • WP Job Manager
  • Other
  • Membership
    • Planos de Assinatura da Rede de Catequistas
    • Restricted Post
  • Posts
    • Artigos
    • Post with Sidebar
    • Post without Sidebar
    • Post with no Data Overlay
No results found
View All Results
Sou Catequista - A Rede de Catequistas do Brasil
  • Login
  • Register

Recent Posts

  • Textos de formação para Catequistas
    por admin
    16/10/2024
  • Maratona Biblica
    por admin
    16/10/2024
  • Atividade Biblica: Versiculos
    por admin
    16/10/2024
  • Textos para formação sobre a bíblia
    por admin
    16/10/2024
  • Bingo Biblico
    por admin
    16/10/2024

Popular Tags

ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita

Latest Comments

  1. Solange Barroso Silva mesquita em Tríduo ao Sagrado Coração de Jesus04/06/2024
  2. Joaquim Ferreira lima em Quantos anos Jesus tinha, quando São José morreu?23/05/2024
  3. Lya em CATEQUISTA por um dia15/05/2024
  4. Alessandra alves pinto em DINÂMICA: COROA DO ADVENTO – feito com as “mãos” das crianças.16/03/2024
  5. Jucileia Pereira em Confira esse encontro sobre Quaresma11/03/2024

Categories

  • Adultos
  • Advento e Natal
  • Artigos
  • Atividades para imprimir
  • Bíblia
  • Campanha da Fraternidade
  • Cardeais
  • Catecismo
  • Catequese
  • Catequese de Adultos
  • Catequista
  • Cidadania
  • Coroinhas
  • Crisma
  • Defesa da Vida
  • Devoções
  • Dinâmicas e atividades
  • Espiritualidade
  • Evangelização
  • Família
  • Featured
  • Formação
  • Fraternidade
  • Igreja
  • Iniciação a Vida Cristã
  • Jovens
  • Lifestyle
  • Liturgia
  • Maria
  • Minha Catequese
  • Nature
  • Orações
  • Papas
  • Perseverança
  • Pré-Catequese
  • Primeira Comunhão
  • Promoção Vocacional
  • Quaresma
  • Reflexão
  • Sacramentos
  • Vida Cristã
  • Vídeos
  • Vocação
ArtigosCampanha da Fraternidade
05/01/2021

VIVENCIAR A CFE 2021 NOS PASSOS DOS DISCÍPULOS DE EMAÚS

0
0

No caminho rumo à Campanha da Fraternidade Ecumênica (CFE) de 2021, a passagem dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35) é apresentada como “pano de fundo” das reflexões contidas no texto base. Durante o Seminário Nacional da CFE 2021, o subsecretário adjunto de Pastoral e assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Marcus Barbosa Guimarães, apresentou um “olhar pastoral” do texto dos discípulos de Emaús, relacionando com as reflexões da campanha.

Em 2021, a quinta CFE terá como tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor”
e o lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade” (Ef. 2.14).

O convite dessa campanha, de acordo com padre Marcus, “é educar para o diálogo”. E é por meio dele e do testemunho da unidade na diversidade, “inspirados e inspiradas no amor de Cristo”, que a CFE 2021 quer “convidar comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para a superação das polarizações e das violências que marcam o mundo atual”.

O caminho de Emaús

Assim como após a ressurreição Jesus caminha com os discípulos que retornam a Emaús, o Senhor “entra na nossa caminhada para abrir os nossos olhos, ensinar o diálogo, para nos animar na missão”, relaciona padre Marcus.

Nessa passagem, há um processo em três momentos, refletidos na metodologia ver, julgar e agir aplicada no texto-base da CFE 2021.

O processo de Emaús

“No primeiro momento, o ver, olhar a vida, e ver muitas vezes as escolhas que nós temos feito que não são escolhas de verdadeiros caminhos de fraternidade , mas são atalhos, são desvios de falta de comunhão, de falta de solidariedade, de rupturas entre nós”, contextualiza o padre.

É necessário, segundo Barbosa, “descobrir os projetos de vida que estamos desviando, também como Igrejas, e estão sendo desviados na nossa sociedade”.

Na parte do julgar, a CFE apresenta o convite a voltar-se a Jesus Cristo: “ouvir a palavra, escutar, dialogar, partilhar, como no processo dos discípulos de Emaús”.

Por fim, o chamado a envolver-se na missão, com palavras e, principalmente, com ações concretas. “É o momento do agir. É o terceiro capítulo do texto-base que, no processo dos discípulos de Emaús, a destinação é a missão”, indica padre Marcus.

Assim como os discípulos, “o coração arde, os olhos se abrem e o ardor, que agora reinicia na vida desses discípulos a paixão pela causa do Reino, o anúncio do Evangelho, a dimensão profunda da fraternidade”.

Assim como em Emaús, é no caminho que a experiência do diálogo gera fraternidade.

“Somente pelo diálogo, nos recorda essa Campanha da Fraternidade, nós conseguiremos ir profundamente nas questões da vida. A pedagogia do diálogo gera esperança, constrói pontes, sempre no caminho, porque é um processo. Também nós que estamos na caminhada somos aprendizes do diálogo que gera esperança, e por ele se constroem pontes, se derrubam muros”, afirmou padre Marcus Barbosa.

Fonte: cnbb.org.br

0
0
Publicado por: admin

Previous

O 2020 da Província Carmelitana de Santo Elias

Next

Noviços fazem a primeira profissão, no próximo domingo, em Mogi das Cruzes

Leia mais

Vida Cristã
30/07/2018

Formação para Catequista – Viver e crescer em comunidade!

0
0
EspiritualidadeFormação
16/07/2020

Senhora do Carmo, Rainha e Formosura da Ordem

0
0
Formação
11/03/2016

Tudo se faz novo

0
0

Comments0

Cancel Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

© All Rights Reserved. Grupo A Rede