ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
No último final de semana, de 2 a 4 de novembro, a Promoção Vocacional, da Província Carmelitana de Santo Elias, realizou mais um encontro vocacional em São Paulo. Na ocasião, os vocacionados ouviram sobre a história da Província e sobre as etapas de formação: postulantado, noviciado e juniorato, além da Teologia dos Votos.
Como nos encontros anteriores, os jovens puderam fazer a experiência da vivência do carisma carmelita, com a celebração da Santa Missa, fortes momentos de oração, Adoração ao Santíssimo Sacramento, convivência e partilha de vida.
Dom e Missão da Ordem
“Em Jesus Cristo, Filho do Pai e ‘primogênito de toda criação’ vivemos uma nova maneira de união com Deus e com o próximo e, assim, tornamo-nos partícipes da missão do Verbo Encarnado neste mundo e formamos a Igreja, que é em Cristo ‘como que o sacramento ou sinal, o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género humano’.
Vivendo no obséquio de Jesus Cristo e abraçando o seu Evangelho como norma suprema da nossa vida, tendemos, na força do seu Espírito, que distribui os Seus dons como quer, para um mútuo serviço entre nós e para com os outros homens. Cooperamos, assim, para que se realize neste mundo o desígnio de Deus, que quer reunir todos no Povo Santo.
Entre os dons do Espírito encontra-se também a vida segundo o Evangelho, que professa-mos como religiosos, chamados que somos por Cristo para viver e propagar a Sua força transformadora e libertadora, bem como a própria vida evangélica, de modo apropriado, eficaz e actual.
Esta vida caracteriza-se por uma busca intensa de Deus na adesão total a Cristo, que se manifesta pela vida fraterna e o zelo apostólico.
Tal vocação traz consigo a plena aceitação das condições que Cristo pede àqueles que querem segui-Lo neste gênero de vida, quais sejam: a aceitação da vontade de Deus, como participação na obediência de Cristo; a vida pobre e de comunhão de bens, como expressão da nossa união em Cristo e da recíproca união evangélica com os irmãos; e, enfim, a castidade consagrada, como expressão do amor para com Deus e para com os irmãos.”
(Retirado das Constituições da Ordem dos irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, Capítulo I – Dom e missão da Ordem)
Comments0