ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Você acredita em milagres? Esta é uma pergunta simples e direta. Eu pessoalmente creio em milagres, pelo fato de crer no poder de Deus para intervir na vida das pessoas e também mudar o curso da história.
O primeiro grande milagre é o da criação. Em Gn 1,3 esta escrito: “Deus disse: “Faça-se a luz!” E a luz foi feita”. Toda a sequência da história da salvação é o testemunho evidente da manifestação sobrenatural de Deus.
O sinal supremo da manifestação do poder e amor de Deus esta presente na pessoa de Jesus:“de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.”(Jo 3,16). Os três anos de seu ministério foram marcados pelos sinais, prodígios e maravilhas: “Pela tarde, apresentaram-lhe muitos possessos de demônios. Com uma palavra expulsou ele os espíritos e curou todos os enfermos.” (Mt 8,16).
Este mesmo poder foi dado aos apóstolos, e como consequência à Igreja: “Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Recebestes de graça, de graça dai!” (Mt 10,8). O livro de Atos dos Apóstolos é a prova incontestável que os milagres acompanhavam a pregação dos primeiros cristãos: “Realizavam-se entre o povo pelas mãos dos apóstolos muitos milagres e prodígios.”(Atos 5,12).
A história da Igreja até os nossos dias esta marcada pelos milagres anônimos e aqueles que ficaram registrados pelo testemunho dos santos ou grandes santuários.
O cristão não pode perder esta dimensão dos milagres, com o risco de transformar a sua fé em mera filosofia de vida. O cristianismo é muito mais do que um conjunto de palavras sábias de um mestre espiritual. Jesus é o Filho de Deus, que se fez carne e veio habitar entre nós. Ele morreu e ressuscitou. Quem Nele crê tem a experiência de trazê-lo vivo em seu coração.
Uma das consequências de estar com Jesus é apresentada em Jo 14,12: “Aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço, e fará ainda maiores do que estas, porque vou para junto do Pai.”. O milagre é a confirmação destas palavras. Não é nem mais e nem menos. Se cremos na Palavra de Jesus, recebemos o seu efeito. A fé não é a força do pensamento positivo, mas a certeza de que Deus cumprirá Suas promessas.
Por isso, todos os dias mantenha-se em comunhão com Deus. Isso você fará pela oração, leitura da Palavra, participação nos sacramentos, de modo especial a Eucaristia, a devoção mariana… Nas horas mais difíceis, lembre-se e ore com as promessas de Deus. Tenha no coração a certeza de promessa de Jesus em Mc 16,17: “Estes milagres acompanharão os que crerem…”
Por Encontro com Cristo via Aleteia
Comments0