ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
Viático (ou “viaticum”) é um termo que tem uma longa história e muito simbolismo para a Igreja Católica. A rigor, a palavra é usada para denotar o recebimento da Santa Comunhão por uma pessoa doente no leito de morte.
Essa definição está no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:
“É a Eucaristia recebida por aqueles que estão para deixar esta vida terrena e se preparam para a passagem à vida eterna. Recebida no momento da passagem deste mundo ao Pai, a Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo morto e ressuscitado é semente de vida eterna e potência de ressurreição”.
A palavra deriva de uma antiga tradição greco-latina acerca de uma refeição compartilhada por aqueles que partiam para uma viagem. Por esse motivo, o “viaticum” é frequentemente chamado de “alimento para a jornada”, em referência ao alimento espiritual da Eucaristia e à jornada para a Vida Eterna.
O rito essencial do “viaticum” é conceder a Sagrada Comunhão a um indivíduo em perigo iminente de morte. Muitas vezes é precedido pelos sacramentos da Unção dos Enfermos e da Confissão.
A palavra tem uma história rica e bela e ilustra de maneira poética a passagem desta vida para a próxima, levando conosco o alimento espiritual de que precisamos.
Via Aleteia
Comments0