ACONTECE NA IGREJA Amor Bíblia Carmelitas Carmelo Catecismo Catequese Catequista Catequistas CNBB Coronavírus Deus ESPAÇO DO LEITOR Espiritualidade Espírito Santo Eucaristia Família Formação Fé Igreja Jesus juventude Maria MATÉRIA DE CAPA Natal Nossa Senhora do Carmo O.Carm. Ocarm Oração Ordem do Carmo Papa Francisco Pentecostés provocarmo Páscoa Quaresma Reflexão SANTO DO MÊS Sociedade Somos Carmelitas somoscarmelitas São Martinho Vida vocacional Vocação vocação carmelita
“‘Vós sois todos irmãos e irmãs’
é palavra de Cristo, o Senhor;
pois a fraternidade humana
deve ser conversão e valor.
Seja este um tempo propício
para abri-nos, enfim, ao amor!”
(Hino da Campanha da Fraternidade 2024)
Anualmente, a Igreja no Brasil promove a Campanha da Fraternidade (CF), um período especial durante a Quaresma no qual as comunidades são convidadas a refletir, rezar e se comprometer com uma realidade específica do nosso país. Em 2024, o tema proposto é “Fraternidade e amizade social”. Esse tema é desenvolvido a partir de um eixo norteador de reflexão, apresentado com o lema inspirado no Evangelho de Mateus: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).
A temática da convivência fraterna é uma constante nos evangelhos. Jesus insiste incansavelmente em nos mostrar que somos todos irmãos e irmãs, basta recordamos a parábola do samaritano, na qual Jesus nos questiona sobre quem é o nosso próximo, o mandamento deixado por Ele e descrito no Evangelho de João, “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34) e o discurso sobre aqueles que herdarão o Reino dos Céus pois estiveram atentos ao cuidado aos famintos, sedentos, estrangeiros, desnudos, presos e doentes (cf. Mt 25,31-46).
Inúmeras são as vezes em que Jesus nos recorda da nossa condição de irmãos. É importante recordar que em nossas orações diárias nos colocamos na presença do “Pai nosso”, assumindo para nós a filiação divina e, portanto, irmãos de todos os demais filhos de Deus.
Para aprofundarmos a reflexão sobre essa filiação, a Igreja no Brasil nos convida a refletirmos de modo mais profundo, nesta Quaresma, sobre esse tema, sobretudo porque é um tempo propício para renovar nossa fé e nosso compromisso com os ensinamentos de Jesus, especialmente no que diz respeito ao amor ao próximo e à construção de um mundo mais justo e fraterno.
O tema da Campanha da Fraternidade 2024 – “Fraternidade e amizade social” – e o lema – “Vós todos irmãos e irmãs” – fazem-nos refletir sobre a importância de reconhecermos em cada pessoa um irmão ou uma irmã. Somos todos parte de uma única família humana, criados à imagem e semelhança de Deus e, portanto, chamados a viver em comunhão e solidariedade. A fraternidade e a amizade social nos convidam a superar as divisões, as injustiças e as indiferenças e a construir um mundo onde todos tenham dignidade e direitos garantidos.
Na Carta Encíclica Fratelli Tutti, o Papa Francisco nos convida a olhar para o exemplo do bom samaritano, que não se deteve diante das diferenças, ele agiu com compaixão e amor pelo próximo. Assim também somos chamados a agir, estendendo a mão a quem precisa, promovendo a justiça e a paz e construindo pontes de diálogo e entendimento. A Igreja nos convida a vivermos essa experiência de fé e conversão, a abrir-nos à graça de Deus e à construção do Reino de Deus na Terra enquanto não o alcançamos em plenitude.
Neste Tempo Quaresmal somos convidados a renovar nossa relação com Deus e com os irmãos e irmãs que caminham ao nosso lado. Por meio da oração, do jejum e da caridade podemos fortalecer nossa fé e nosso compromisso com o Evangelho. A Quaresma nos convida a sair de nossa zona de conforto, a nos colocarmos no lugar do outro, a reconhecermos nossas falhas e a nos empenharmos em viver de acordo com os ensinamentos de Jesus.
Que esta Quaresma seja para nós um tempo de renovação espiritual, de conversão do coração e de compromisso com a fraternidade e a amizade social. Que possamos nos tornar verdadeiros instrumentos de paz e de amor, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, que nos ensinou a amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
Que a Campanha da Fraternidade 2024 seja um convite a vivermos em comunhão com todos os nossos irmãos e irmãs, construindo juntos um mundo mais humano, justo e fraterno.
Comments0