Depois que os frades capitulares foram convocados e convidados, e a lista de oficiais foi publicada, ocorreu a eleição do Presidente do Capítulo, tendo sido eleito Frei Míceál O’Neill (Hib), O.Carm. Ele aceitou a tarefa e presidirá os trabalhos e a eleição do novo Prior Geral.
Às 16 horas, foi realizada a segunda sessão do Capítulo. Os Capitulares aprovaram o Ordo Capituli. O Prior Geral, Frei Fernando Millán Romeral, O.Carm., então apresentou seu relatório, concentrando-se no crescimento da Ordem. Em seguida, fizeram o mesmo as Comissões Gerais (especialmente de Justiça e Paz, Liturgia, Revisão das Constituições); treinamento (inicial e permanente). Foram apresentados, também, relatórios da proteção de menores e pessoas vulneráveis; da Família Carmelita (entre outras coisas: o próprio conceito da Família Carmelita); as freiras – fundações e supressões recentes; os membros da família Donum Dei; os eremitas ligados à Ordem; a Terceira Ordem; os bispos carmelitas; relações com outros órgãos eclesiais, como o USG e o CIVCSVA; a economia da ordem; as escolas da ordem; as causas da beatificação e canonização; relações com os irmãos Scalzi.
O Prior Geral expressou sua gratidão por esses 12 anos de serviço à Ordem. Todos os presentes expressaram seu agradecimento Frei Fernando Millán Romeral, com uma salva de palmas, de pé.
Comments0