O catecismo tem a missão de transmitir às crianças, ao jovens e aos adultos a mensagem de amor, que está na História da Salvação, na caminhada do Povo de Deus que começou com Abraão e chega até nós.
Só se pode transmitir a mensagem do amor tendo as atitudes de Jesus. Ele ia ao encontro das pessoas, procurando aceitá-las como eram, aceitando a realidade de cada uma.
Para ter esta mesma atitude de Jesus não é necessário ter muito estudo de pedagogia ou de psicologia, mas apenas um pouco de boa vontade e muito carinho.
O ser humano é um grande dom de Deus.
A educação da fé deve penetrar na vida da criança, do adolescente, do jovem e do adulto mais do que na inteligência.
A Palavra de Deus é a mesma para todas as pessoas, mas cada idade tem uma maneira diferente de receber a mensagem.
A criança é um grande tesouro que Deus confiou à humanidade proque é uma vida a ser desenvolvida. E cada criança é sum ser, diferente dos demais.
As necessidades do crescimento da vida de Deus em cada criança estão intimamente entrelaçadas com o desenvolvimento físico, intelectual, social e com o todo da sua personalidade.
O crescimento da criança não acontece em linha reta, mas por períodos, que começam, cada um, por uma crise.
FASE PRÉ-NATAL – Antes do nascimento.
A criança que está na nossa frente já começou a ser aquilo que é, antes de ser dada à luz, no seio da mãe, a partir do encontro da célula reprodutora masculina com a feminina.
Neste período, sobre o feto, aparecem os fatores:
Psicológicos: que dependem da situação da mãe. Uma forte tensão emocional, vivida pela mãe durante a gravidez, pode criar na criança uma tendência de ansiedade, de angústia. Influi também sobre a criança que vai anscer, o fato da mãe estar aceitando ou não a gravidez.
Fisiológicos: hereditariedade (as características dos pais, avós…), doenças, medicamentos ou desnutrição da mãe durante a gestação.
???Orientações para a catequese : Os pais devem acolher o filho em gestação, também com muito amor. Os pais são os primeiros catequistas nesta fase.
*fonte: Livro do Catequista, ed. Paulus
** Nas próximas postagens continuarei com outras fases. Amanhã: de zero a três anos e dos quatro aos sete anos.
Comments0