Refletir sobre a realidade da saúde no Brasil
23/02/2012A saúde pública e o sentido da dor
26/02/2012*por Seminarista Alex Serafim
“Porque o Senhor teu Deus te abençoou em todos os teus projetos, e velou sobre ti durante sua marcha através do deserto. Eis já quarenta anos que o Senhor teu Deus está contigo e nada faltou”(Dt 2,7).
Povo de Fogo, Povo da Catequese, gente que toca o barco da evangelização da Igreja, está semana começa a Quaresma, uma oportunidade de purificar o interior e porque não, também nosso exterior. Começamos na Quarta-feira de Cinzas e caminharemos até o Domingo da Ressurreição, onde damos o brado de vitória, dizendo: Jesus está vivo! A Quaresma não tem sentido isolada da Páscoa. Na caminhada quaresmal não vamos ao encontro do nada ou da morte, mas caminhamos para a Ressurreição do Senhor e nossa.
A palavra Quaresma vem do latim Quadragésima. São os dias que vão da Quarta-feira de Cinzas até a Quinta-feira Santa, antes da Missa da Ceia do Senhor. O número 40 é simbólico e recorda cenas da Bíblia, como por exemplo: os 40 anos de caminhada do povo Hebreu pelo deserto, os 40 dias que Moisés passou na montanha, os 40 dias da caminhada de Elias para chegar à montanha do Senhor, os 40 dias de Jesus jejuando no deserto… A Quaresma prepara a Igreja para a comemoração mais importante para nós cristãos: a Páscoa.
A oração penitencial, o silêncio, o jejum, penitência e a esmola são alguns instrumentos de santificação nos ajudam a fazer está “Kenosis”, quer que dizer “esvaziar”, tem que acontecer um esvaziamento de si mesmo. Esta caminhada começa com as Cinzas, passando por cinco domingos quaresmais, mais o Domingo de Ramos, e depois a Semana Santa, onde temos quatro momentos fortes de encontro com o Senhor, que são: Ceia do Senhor, Paixão do Senhor, Vigília Pascal e o Domingo da Ressurreição, da Páscoa.
É uma grande oportunidade para a Catequese dar algo sólido aos seus participantes. A Cruz do Senhor nos atrai. É um tempo de mexer com nossas crianças e jovens e a comunidade em geral. Realizar caminhadas penitenciais, via-sacra infantis e para a juventude, procissões penitenciais noturnas para jovens, encenações quaresmais e da Semana Santa, lucernários e celebrações penitenciais, caminhadas do silêncio contra as drogas, caminhada das luzes… Aproveitando a Campanha da Fraternidade dá para fazer bastante visita aos doentes. A Catequese é um lugar excepcional para proporcionar boas conversões.
Que o sopro do Espírito Santo de Deus libere sobre cada um dos Catequistas a unção de cura, milagres, de libertação. Espírito de Deus, os Catequistas precisam de Ti, derrama na vida de cada um uma porção redobrada de amor, fé, coragem, de ousadia. Que no deserto de suas vidas, as Aguas do Teu Espírito sacie a sede de cada um, e que eles nunca mais tenham sede. Espírito Santo molde a vida de cada um segundo a Tua Palavra. Amém!
Encontramo-nos na oração!
Seminarista Alex Sandro Serafim.
2 Comments
sim sou eu
cheguei a conclusão.JESUS É AMOR E PERDÃO.
tudo bem tia