O Retiro Anual da Província aconteceu dos dias 22 julho até o dia 26 de julho e teve como tema “O Silêncio”. O encontro que dura uma semana é uma oportunidade para os freis se aprofundarem em temas relativos à vida religiosa. Este ano o pregador e assessor do Retiro foi Frei Almir Ribeiro Guimarães, OFM.
O silêncio na vida Carmelitana é de suma importância porque proporciona ao frade carmelita a unidade entre fé e vida, bem como a interioridade que conduz à vida de Oração, Fraternidade e do Serviço.
O tripé Carmelita (oração , fraternidade e serviço) é um dom que brota de uma das virtudes que aprendemos com a Virgem Maria. Aquela que soube silenciar e fazer com que tudo aquilo que vivia convertesse em oração.
Durante os dias de encontro, Frei Almir abordou sobre 3 pontos essenciais:
1 – Silêncio
2 – Oração
3 – Agir Profético
Ele compartilhou que “o silêncio é a palavra e a vivência mais importante da vida contemplativa” e disse:
“O silêncio é respirar a presença de Deus. Na sociedade consumista em que vivemos, perdeu-se o cuidado com o silêncio, não damos atenção necessária às coisas e as pessoas que passam por nós. A vida contemplativa tem sua base na duração, é preciso parar e interrompendo esta vida frenética que vivemos para percebermos Deus nas coisas, nas pessoas, na vida, no mundo em que vivemos. Para que assim possamos viver os sinais dos tempos”.
Já sobre a Oração, ele partilhou que
“O silêncio e o desejo de vivê-lo nos conduz a oração. O silêncio nos conduz ao mistério. O silêncio orante nos ajuda a vivermos bem os concelho s evangélicos, as virtudes e principalmente os três votos que fazemos ao adentrarmos à vida religiosa”
Confira algumas imagens destes dias de retiro:
Comments0