O dia 14 de setembro, sábado, Festa da Exaltação da Santa Cruz, coincidiu com o quinto dia do Capítulo Geral, um dia importante desde a origem de nossa Ordem Carmelita. De fato, esta festa é mencionada explicitamente em nossa Regra: “Você deve jejuar todos os dias, exceto aos domingos, desde a Festa da Exaltação da Santa Cruz até o dia da Páscoa, a menos que doenças ou fraquezas corporais, ou alguma outra boa razão, exijam dispensação. do jejum; porque a necessidade anula toda lei ”. (R. 16)
Depois que o Frei Juan Evangelista Quiroga Castañeda, Delegado Geral da Colômbia, presidiu a Eucaristia, os freis reunidos na Capítulo passaram à sala dos trabalhos. Durante o sábado, as sessões foram todas dedicadas ao estudo e revisão de um esboço das Constituições. Frei Michael Farrugia, O.Carm., Presidente da Comissão ad hoc, criada para atualizar nossas Constituições, relatou o longo e árduo processo que tudo isso implicava. Na primeira fase da revisão, foi enviada uma carta a todas as Províncias, Comissariados e Delegações Gerais para apresentar as mudanças propostas. Numa fase posterior, a Comissão ad hoc, durante um período de cinco anos, realizou reuniões para apresentar ao Capítulo Geral um projeto final que está sendo revisado e, eventualmente, será votado. Após esta introdução, teve início a votação dos artigos revisados.
Nesse mesmo dia, na parte da tarde, Frei Roberto Toni, O.Carm., Prior Provincial da Província Italiana, convidou todos os participantes do capítulo a participar da bênção da biblioteca em homenagem ao Frei Bruno Secondin, O.Carm., que foi instalada no Convento de Sassone. Esta biblioteca contém principalmente os livros que o Frei Bruno coletou durante muitos anos de pesquisa. Na cerimônia de inauguração, além dos participantes do Capítulo Geral, havia amigos e membros do grupo Lectio Divina, que o próprio Frei Bruno fundou na Paróquia de Santa Maria, em Traspontina.
O Capítulo Geral dos Irmãos da Bem Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo – 2019 acontece de 9 a 27 de setembro, no Carmelo de Sassone, Roma.
Fontes: https://www.carmelitas.es e https://ocarm.org/es/
Comments0