A devoção ao sagrado coração de Jesus é uma das mais importantes e populares práticas da Igreja Católica. A solenidade é celebrada na sexta-feira seguinte à Solenidade de Corpus Christi, em honra ao coração de Jesus, que é mostrado na Escritura como símbolo do amor de Deus.
A origem dessa devoção remonta ao século XVII, quando o Filho de Deus apareceu a Santa Margarida Maria Alacoque, em 16 de junho de 1675. Durante essa aparição, Jesus mostrou a Santa Margarida seu coração cercado por chamas de amor, coroado por espinhos e com uma ferida aberta da qual brotava sangue. Do interior do sagrado coração de Jesus também saía uma cruz.
Essa visão revelou a profunda compaixão de Jesus pelos pecadores e seu desejo de oferecer-lhes a redenção e o amor divino. Ele confiou a Santa Margarida uma missão especial: promover a devoção ao seu sagrado coração e difundir as graças que fluem dela para aqueles que a praticam com dedicação e fé.
Uma das práticas mais conhecidas associadas à devoção ao sagrado coração de Jesus é a das nove primeiras sextas-feiras do mês. Jesus prometeu a Santa Margarida que aqueles que comungassem em estado de graça durante nove meses consecutivos, na primeira sexta-feira de cada mês, receberiam a graça da perseverança final e não morreriam sem os sacramentos.
Além dessa promessa, Jesus fez outras onze especiais para aqueles que honrarem seu sagrado coração. Entre essas promessas estão a bênção das casas em que a imagem do sagrado coração for exposta e honrada, a consolação em todas as dificuldades, o alívio nas aflições e a proteção contra os inimigos espirituais.
A devoção ao sagrado coração de Jesus nos lembra do amor incondicional de Deus por nós. O coração é o símbolo máximo desse amor, representando a sede divina de nos acolher, perdoar e nos transformar em seus filhos amados. O sagrado coração de Jesus é uma fonte inesgotável de graças, misericórdia e salvação.
Além da devoção ao sagrado coração de Jesus, a Igreja também nos convida a contemplar e honrar o imaculado coração de Maria. O coração de Maria é um exemplo perfeito de amor e devoção a Deus. Ela é a mãe de Jesus, o modelo de obediência e humildade e intercede por nós junto ao seu Filho.
Ao contemplarmos o sagrado coração de Jesus e o imaculado coração de Maria somos convidados a abrir nossos próprios corações para receber o amor de Deus e compartilhá-lo com os outros. A devoção a esses corações sagrados nos leva a buscar uma vida de santidade, entregando-nos completamente a Deus e aos seus desígnios.
Que possamos acolher essa devoção em nossas vidas e experimentar as inúmeras graças que ela nos concede durante o ano.
Comments0