A Ordem Carmelita também é para os leigos, através da da Ordem Terceira da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Fiéis leigos que, em resposta a um chamado de Deus, prometem viver o Evangelho no espírito da Ordem Carmelita e sob sua orientação.
Assim como os leigos, os sacerdotes diocesanos, que encontram no carisma carmelita a ajuda para suas vidas espirituais e sua missão na Igreja e no mundo, podem ser membros da Ordem Terceira Carmelita.
O membro da Ordem Terceira está ligado à Ordem Carmelita por meio da promessa que ele ou ela faz. É possível, seguindo um costume muito antigo, fazer votos privados de castidade, pobreza e obediência de acordo com o estado da pessoa em vida, a fim de ser consagrado mais intimamente a Deus.
Os leigos carmelitas, cheios do espírito da Ordem, procuram viver a própria vocação escutando silenciosamente a Palavra de Deus (Lectio Divina). De acordo com a tradição constante do Carmelo, eles cultivarão especialmente a oração em todas as suas formas.
Os membros da Ordem Terceira se inspiram nas figuras de Nossa Senhora e do Profeta Elias pai espiritual da Ordem do Carmo.
No meio de suas vidas familiares normais, no local de trabalho, em seus compromissos sociais e relacionamentos com outras pessoas, os membros da Ordem Terceira Carmelita buscam a imagem oculta de Deus. Eles tentam viver no espírito das bem-aventuranças, exercendo com humildade e consistência as virtudes da honestidade, justiça, sinceridade, cortesia e fortaleza, sem as quais nenhuma vida cristã ou humana é possível.
A Ordem Terceira Carmelita é dividida em comunidades, fraternidades ou comunidades acompanhadas pelos superiores da Ordem Carmelita ou seus delegados. Estes grupos são instituídos pelo Prior Geral da Ordem Carmelita, de acordo com a lei da Igreja, com a aprovação prévia do Bispo local.
Aqueles que desejam ser membros da Ordem Terceira Carmelita devem ser católicos praticantes. Eles não devem ser membros de qualquer outra Ordem Terceira ou Instituto Secular, exceto em casos especiais, e devem ter pelo menos 18 anos de idade ou conforme os estatutos locais. Após um período de formação inicial, os candidatos são aceitos para profissão.
Há muitos membros entusiastas da Ordem Terceira Carmelita em todo o mundo atualmente. Nos últimos anos, muitas novas comunidades de carmelitas leigos foram estabelecidas em várias partes do mundo. Houve um crescimento maravilhoso na Ordem Terceira, especialmente nos EUA, Itália, Porto Rico, Trinidad, Quênia, Filipinas, Indonésia e Timor Leste.
Novos grupos como “Carmelo Domestico” e “La Famiglia de Castellina (Florença)” na Itália, “Movimento Carmel” na Holanda e a Família Missionária Internacional “Donum Dei”. Esses grupos encontraram na Ordem Terceira Carmelita e em sua Regra de Vida uma grande ajuda para viver sua própria vocação na Igreja e no mundo.
Ao longo dos séculos, a Ordem Terceira Carmelita deu muitos modelos de santidade à Igreja. Atualmente, há vários membros da Ordem Terceira cujas causas de beatificação estão sendo consideradas. Entre eles estão Liberata Ferrarons (uma jovem espanhola que trabalhava em uma fábrica têxtil), Anita Zelickova (uma jovem tcheca que ofereceu sua vida a Deus em reparação pelo pecado do aborto) e Carmen de Sojo i Anguera (mãe de uma grande família).
Pe. Kilian Lynch, que era o prior geral da Ordem Carmelita de 1947 a 1959, falando aos leigos carmelitas, disse:
“A Ordem Terceira é uma extensão da Ordem entre os que acreditam. Eles são membros da Ordem Carmelita que vive no mundo”. No mundo moderno, a Terceira Ordem tem maior significado do que nos séculos passados. É uma âncora firme para aqueles que trabalham para a transformação do mundo ”.
Quer saber mais sobre a Ordem Terceira? Entre em nosso site www.otcarmo.org.
Comments0