Objetivo: Refletir sobre as prioridades da vida, o lugar que Deus ocupa em nosso coração.
Recursos: Corações cortados em papel, cola, tesouras, revistas e canetas.
Procedimento:
Para iniciar a dinâmica leia para os catequizandos a história do “Coração”:
Certo homem estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga ou estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o mais bonito, pois nele havia muitas marcas, rugas, cicatrizes, além de um lugar bonito onde morava alguém especial. Houve vários comentários do tipo: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?”
O bom velhinho, então, explicou que, por isso mesmo, seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que o amaram, além disso, em seu coração morava Jesus, alguém muito especial que havia mudado a sua vida. Finalmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha a experiência do velho, nem a presença de Jesus.Nosso coração é avaliado diariamente por tudo aquilo que temos nele. Muitas vezes o que vai dentro do nosso coração é muito bom, contudo outras vezes colocamos só coisas ruins dentro dele.
Após contar a história, distribua um recorte de coração (papel dobrado ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem e apresentar ao grupo. Em seguida cada um vai receber um coração menor e será instruído a colocar dentro dele tudo aquilo o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração esteja cheio.. “O meu coração está cheio de…“. No final o instrutor deverá conduzir os alunos a entregarem seu coração a Jesus.
Aplicação:
O que vamos colocar em nosso coração é uma escolha nossa que fazemos diariamente. Ninguém pode ver o nosso coração a não ser Jesus. Ele quer não somente vê-lo, mas também, morar dentro dele, para que possamos ser felizes.
Por Catequese Material
Comments0