Nos dias 10, 11 e 12 de outubro, aconteceu o retiro dos jovens postulantes. Com o tema “Santidade e Testemunho em Cristo, o carisma do Carmelo para os dias atuais”, o retiro foi realizado em ITU (SP) e teve como pregador principal Frei Rothmans Campos, O.Carm.
Os onze postulantes realizaram esse retiro em vista de uma carta pedido para o ingresso no noviciado da Ordem do Carmo. Esse retiro tem vital importância, pois é mais um passo no discernimento vocacional.
“Após uma boa caminhada interna no convento – com oração, trabalhos, estudos e missão pastoral os jovens foram enviados a uma convivência externa e para conhecerem a província, os frades e as obras que são exercidas pelo Carmelo brasileiro. Retornando realizaram esse retiro para auxiliar nesse discernimento e para aprofundar no Carisma, pois estão se preparando para o noviciado que é de fato o início da Vida Religiosa Consagrada”, partilhou Frei Renê Vilela, O.Carm, formador desta etapa.
Esse momento é de oração e liberdade, pois dependerá de cada um manifestar o desejo de continuar a caminhada. E assim farão por meio de uma carta destinada ao nosso superior provincial, Frei Adailson Santos, O.Carm.
Os rapazes ainda permanecem no Postulantado e continuam estudando e realizando as atividades comuns da etapa formativa conforme às Constituições e as indicações das Ratio Carmelitana.
“O retiro realizado foi profundo e contou com oração, momentos de deserto, pregação do orientador do retiro, missas e também com momentos fraternos. Foi um momento singular por se tratar de uma disponibilidade e abertura para aprofundar o chamado e viver o carisma de forma mais intensa. Nesse momento é de suma importância que toda a Ordem e todos os que são carmelitas apresente esses rapazes em vossas orações, pois estão se preparando para perseverar e continuar caminhando no Espírito de Elias e conformando-se a Virgem Santíssima.”, explica Frei René.
Comments0