“VOU ENVIAR UM ANJO ADIANTE DE TI PARA TE PROTEGER NO CAMINHO E PARA TE CONDUZIR AO LUGAR QUE TE PREPAREI. ESTÁ DE SOBREAVISO EM SUA PRESENÇA E OUVE O QUE ELE TE DIZ. NÃO LHE RESISTAS, POIS ELE NÃO TE PERDOARIA TUA FALTA, PORQUE MEU NOME ESTÁ NELE. MAS, SE LHE OBEDECERES PONTUALMENTE, SE FIZERES TUDO O QUE ELE VOS DISSER, SEREI INIMIGO DOS TEUS INIMIGOS E O ADVERSÁRIO DOS TEUS ADVERSÁRIOS. PORQUE MEU ANJO MARCHARÁ ADIANTE DE TI E TE CONDUZIRÁ (…).” (EX 23,20-23A)
Esta passagem da Sagrada Escritura revela a existência do anjo da guarda, anjo custódio, como também nos mostra qual a missão do anjo em nossas vidas. Vejamos a seguir.
A primeira parte da citação bíblica contém uma linda promessa de Deus para nós, seus filhos. Essa promessa nos revela algo muito importante e que faz toda diferença em nossa caminhada: não estamos sozinhos.
Ao pensar em nossa existência, Deus, sabedor de nossa pequenez, desejou criar um anjo especialmente para nos acompanhar e proteger neste vale de lágrimas. É uma promessa. Não estamos sozinhos, graças ao amor de Deus por nós; temos um companheiro de caminhada, um ser celestial, puramente espiritual e único, criado para o nosso auxílio que nos ama imensamente e que tem como missão a nossa guarda e proteção.
A segunda parte é um imperativo, contém uma ordem de Deus para nós. Essa ordem consiste no fato de que devemos ficar atentos aos conselhos do nosso anjo da guarda e devemos obedecê-lo, pois é enviado pelo próprio Deus para nos auxiliar.
Obediência e escuta. Buscar uma intimidade com nosso anjo, ter um relacionamento, uma amizade íntima com ele é mais do que um conselho, é uma ordem de Deus para nós, uma condição para obter a promessa de que estaremos protegidos e que seremos conduzidos ao lugar certo, ao centro da vontade de Deus. E como é importante saber chegar ao lugar certo! A intimidade com o anjo da guarda, portanto, levar-nos-á mais perfeitamente à conquista do sonho de Deus para nossa vida, impedindo que nos percamos no caminho.
Também o texto traz uma advertência muito importante, de que o nosso anjo respeita a nossa liberdade e, por isso, somente poderá agir em nossa vida se não lhe apresentarmos resistência, se não o ignorarmos. O anjo da guarda só pode cumprir a sua missão em nossa vida se assim nós desejarmos, se formos dóceis à sua presença.
E como buscar essa intimidade com o nosso anjo da guarda? São inúmeras as passagens das Sagradas Escrituras que nos ensinam essa prática, assim como também as experiências vividas por alguns santos e a doutrina ensinada pelos padres da nossa Igreja.
Para melhor conhecer e, conhecendo, buscar uma maior intimidade com o anjo da guarda, indico o livro de minha autoria 30 dias caminhando com os anjos, publicado em parceria com a Editora Ave-Maria. Na obra, proponho um caminho de descoberta diário, a conta-gotas, mesmo, sendo que a sua leitura orante poderá levar o leitor a não só fazer a experiência, mas a desfrutar com mais saber e sabor a promessa contida nos versículos bíblicos citados.
Não ignoremos essa maravilhosa manifestação do amor do Pai e de sua providência santíssima, a criação do anjo da guarda!
*Stela Maria Moraes é mãe de dois filhos, advogada, mediadora e conciliadora do Tribunal de Justiça de São Paulo (SP). Catequista, também é autora de três livros publicados pela Editora Ave-Maria. Blog: stelamaria.blogspot.com.
Comments0