O Santuário Dom Bosco, um dos marcos mais emblemáticos de Brasília (DF) e frequente destaque em cartões-postais da cidade, situa-se de forma proeminente na Quadra 702 Sul, no coração do Plano Piloto.
Esse santuário, dedicado a São João Belchior Bosco, padroeiro de Brasília, impressiona com suas oitenta colunas de dezesseis metros de altura, ornamentadas por vitrais em variados tons de azul.
No seu interior, destaca-se um magnífico lustre de três metros e meio de altura, composto por 7.400 peças de vidro murano, representando Jesus, a luz do mundo. As portas de ferro e bronze, adornadas com baixos-relevos, retratam episódios da vida de Dom Bosco.
A ideia de construir o santuário partiu da Congregação Salesiana, inspirada pelo sonho de Dom Bosco sobre Brasília. Em homenagem ao “Santo dos Jovens” foi construída uma pequena ermida, ou capela, às margens do lago Paranoá.
Em 2008, o santuário foi reconhecido como uma das sete maravilhas de Brasília pelo Bureau Internacional de Capitais Culturais (IBOCC), sediado em Barcelona, Espanha, o que levou o governo do Distrito Federal a incluí-lo nas rotas turísticas da cidade.
Embora tenha sido conhecido como Santuário Dom Bosco desde sua fundação, a oficialização de seu nome como paróquia São João Bosco ocorreu somente em 16 de agosto de 2017, por meio de um decreto oficial.
Comments0