Espaço sagrado e de grande devoção, o Santuário Santa Rita de Cássia, na rua Padre Dehon, 728, Hauer, Curitiba (PR) é um lugar muito especial para aqueles que desejam se conectar a Deus. Dedicado à Santa das Causas Impossíveis, o local é todo projetado de modo a conduzir o fiel a um encontro com a espiritualidade. Além do altar, que retrata o espinho e a rosa, presentes na história da padroeira, o interior da igreja mostra que Santa Rita é um modelo de virtudes, que conduz o visitante ao Senhor Jesus.
Nesse sentido, a capela do Santíssimo, situada após a imagem de Santa Rita, é um espaço propício ao encontro com Deus e que surpreende quem o visita. Os raios de sol que entram pelas janelas laterais conferem-lhe um ar de acolhimento que combina perfeitamente com as rosas, os figos e as abelhas brancas que ladeiam o mosaico de pedras com a figura do Bom Pastor na parede principal.
As novenas a Santa Rita de Cássia acontecem regularmente todas as quintas-feiras às nove, às dezesseis e às dezenove horas. No dia 22 de cada mês, considerado dia devocional, além das novenas com missas às nos horários já citados são realizadas novenas às sete, ao meio-dia e às catorze horas. Nesses dias é comum ver a igreja repleta de rosas que os fiéis trazem em sinal de devoção e agradecimento.
E por falar em rosas, os jardins de Santa Rita também valem um belo passeio. Do lado esquerdo e próximo à igreja antiga, atualmente chamada de Casa de Rita, é possível encontrar um espaço dedicado a São José. À frente há a praça de convívio Roccaporena, repleta de roseiras floridas, figueiras e uma pequena flor branca e rasteira, cujo perfume remete ao cheiro de mel e recorda a história de Rita de Cássia. Junto ao portão principal, além do velário é possível adentrar uma pequena capela e levantar preces a Santa Rita e também a Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
MISERICÓRDIA
O Santuário Santa Rita de Cássia também dispõe de um espaço externo chamado de Jardim da Misericórdia. Nele é possível acender velas, sentar em bancos confortáveis e se conectar a Deus, diante do Cristo crucificado ou de uma réplica da imagem da Pietà que nos remete a Maria com Jesus morto em seus braços. O local é reservado e muito procurado às segundas-feiras quando, tradicionalmente, o santuário realiza a Celebração da Esperança, em que as orações são dedicadas aos falecidos e a seus familiares.
FESTA DA PADROEIRA
Para este ano, a comunidade já deu início à organização da Festa de Santa Rita de Cássia, que acontece em 22 de maio. Está prevista uma novena especial com a presença de sacerdotes convidados e uma série de atividades no domingo, dia 22. A celebração campal – suspensa nos dois últimos anos em virtude da pandemia – será retomada. Ao longo de toda a semana haverá a venda do tradicional bolo de Santa Rita. Segundo a tradição, quem encontra uma miniatura da imagem na massa do bolo receberá bênçãos em breve.
Em paralelo à festa, o santuário promove a campanha “Um novo véu para Santa Rita”. O objetivo é angariar recursos para a troca do telhado, que necessita de reparos. Aceitam-se ofertas de qualquer valor e os devotos de todo Brasil podem colaborar por meio do site santuariosantaritadecassia.com.br. De acordo com o pároco, Padre Maicon Frasson, scj, “Além de fazer sua doação, os devotos são convidados a registrar bênçãos e graças em formulário próprio. A ideia é, ao término da obra, depositar esses registros aos pés da santa, em celebração especial”.
Mais informações sobre o Santuário Santa Rita de Cássia podem ser encontradas no site santuariosantaritadecassia.com.br, pelas redes sociais @staritactba ou pelos telefones (41) 3276-2075/3278-6557/98778-1840.
Comments0