Ao olhar para a vida de São João Maria Vianney facilmente percebe-se nele o pároco exemplar, dedicado, piedoso e fiel administrador dos sacramentos, o ministro ordenado comprometido com a igreja e muito feliz na sua vocação sacerdotal.
A história mostra que numa pequena cidade pagã de Ars na França, o Padre João Maria Vianney, exerceu o seu ministério sacerdotal como pároco e desempenhou com maestria a sua missão, ele deu uma nova perspectiva de vida para aquela pequena cidade pagã.
Ele não era um intelectual, teve dificuldades para concluir os estudos inerentes ao sacerdócio, mas conseguiu, e surpreendeu a todos. No exercício do seu ministério tornando-se um modelo de santidade e dedicação para o povo, e até os dias de hoje é um exemplo para os sacerdotes.
A missão do sacerdote consiste em ser presença de Jesus Cristo na vida das pessoas. Sendo presença do Cristo, faz necessário que o sacerdote tenha uma vida coerente com aquilo que constitui o segundo grau da ordem e a exemplo Jesus Cristo colocar em prática o ministério que recebeu da Igreja.
O itinerário que São João Maria Vianney desempenhou em sua vida precisa ser vivido hoje com uma certa urgência. Ele em toda sua vida sacerdotal se colocou inteiramente a serviço do povo que lhe foi confiado, com o seu jeito simples e humilde ministrou os sacramentos com muita dedicação e piedade. Mesmo sem muito estudo teórico, que é importante, São João Maria Vianney, com o seu testemunho de vida e santidade foi um pároco exemplar e é também hoje para os sacerdotes um exemplo eficaz.
Por fim, vivendo o mês vocacional, busquemos elevar uma prece a Deus pelos sacerdotes para que sejam fiéis ao chamado e busquem a exemplo de São João Maria Vianney ministrar com muito amor e dedicação os sacramentos e sejam acima de tudo uma presença efetiva e alegre de Jesus Cristo.
Comments0