Neste dia 27 de julho, diversas missas foram celebradas em ação de graças por São Tito Brandsma, carmelita recém canonizado pela Igreja.
São Tito Brandsma é uma das principais figuras do Carmelo do século XX e dos tempos modernos. Seu exemplo, suas atitudes ante os problemas que se iam apresentando em um momento especialmente delicado da história da Europa e da história da Igreja, sua profunda vida interior (enriquecida em meio de uma atividade tremenda e dos mais diversos trabalhos realizados) assim como sua esperança nos momentos mais dramáticos, fazem de Tito um verdadeiro modelo para o carmelita e para o crente de nossos tempos.
O prior provincial da Província Carmelitana Fluminense, Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm, definiu Tito Brandsma, como “um homem que respondeu às exigências do seu tempo através do seu sim, da radicalidade total ao Evangelho, e ao mesmo tempo a sua entrega à verdade e à justiça, pautado na Palavra de Deus”.
É nesse sentido de muita devoção, que as comunidades carmelitanas da Província se reuniram para celebrar o dia 27 de julho.
A comunidade paroquial de Unaí-MG lotou a Igreja com fiéis que foram celebrar a vida do Santo. A missa foi presidida pelo pároco Frei Geraldo D’Abadia e concelebrada pelo frei Vicente e frei Reinaldo Paraíso.
Já o Santuário de Nossa Senhora do Carmo, em Brasília, contou com duas celebrações. A primeira foi realizada às 12h, com transmissão ao vivo para todo o Brasil através da TV Canção Nova e também uma celebração a noite. O Santuário do Carmo tem a única capela dedicada ao Santo na América Latina.
A Paróquia Santa Teresa de Jesus, em Itaim-Bibi, também celebrou o dia do Santo, que é o padroeiro da MESCE (Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística) e do Coral da igreja.
O dia 27 de julho se encerrou de forma ainda muito especial, com uma LIVE no instagram da Província Carmelitana Fluminense e da Provocarmo e que falou sobre a vida e vocação de São Tito Brandsma. A live contou com a participacão de Frei Paulo Gollarte e Frei Márcio Silvan.
Comments0