O centro do carisma Carmelitano é a contemplação como uma íntima relação com Deus em Jesus Cristo a partir de três dimensões espirituais inseparáveis: Oração, Fraternidade e o Serviço.
Para nós a oração é o fundamental a vida. Ela nos conduz a contemplação que é uma experiencia por meio do qual somos transformados por Deus. Por isso, enquanto carmelitas somos chamados a se dedicar constantemente na oração e a leitura orante da bíblia.
Com a fraternidade nós carmelitas terceiros procuramos formar comunidades onde cada pessoa se sinta valorizada e aceita, não por aquilo que faz, mas por aqui que é. Com esse propósito, procuramos dar testemunho de que o amor destrói o egoísmo e o individualismo e cria novas relações de solidariedade fraterna.
No serviço, temos uma atitude que lembra a saída do Monte Carmelo, onde inseriu os Carmelitas no meio do povo. A partir dessa nova situação passaram a servir a Igreja, povo de Deus, de acordo com a realidade. Desse modo muitos Carmelitas trabalham em paróquias, escolas, universidades, penitenciárias, hospitais e tantas outras realidades sociais.
Somos uma família religiosa consagrada a Maria. Pelo dom do Espírito, somos chamadas a uma misteriosa união com Deus, vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem-Aventurada Virgem Maria; a oração e a vida doada fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja.
O que significa viver no Carmelo?
Viver no Carmelo é querer amar a Deus acima de tudo e escolhê-lO como o grande AMOR de sua vida; é desejar fazê-lo conhecido e amado; é decidir-se fazer parte dos grandes amigos de Deus, dos seus mais íntimos; é escolher a melhor parte, que não será tirada e viver na companhia do Bom Deus, que tanto nos ama.
Viver no Carmelo é fazer a experiência da bondade e da suavidade do Senhor: “Provai e vede como o Senhor é bom”! (Sl 33,9). É ter o coração aberto para acolher toda a humanidade e por ela doar a vida através da oração e do serviço fraterno, oferecendo todo o ser e toda a vida a fim de ser para todos uma fonte de bênçãos; é chegar a todos os continentes e abraçar tudo e todos pela oração e vivência do amor fraterno. É dar sem esperar recompensa, é amar gratuitamente assim como somos amados por Deus. É ter os olhos e o coração fixos no Senhor e aprender tudo o que nosso grande Mestre nos ensina. É começar sempre, de bem para melhor. É fazer da Palavra de Deus e da Eucaristia o alimento cotidiano, a Fonte de Água Viva.
Comments0