.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Setembro: Mês da Biblia

img
O mês de setembro foi escolhido por nossa Igreja como o “Mês da Bíblia“, onde celebramos no dia 30 de setembro o Dia da Bíblia! No dia 30 de setembro comemoramos também o dia de São Jerônimo, um homem que fez a primeira tradução da Bíblia do Hebraico e Grego para o latim.
Na catequese, o livro que deve ser mais amado e utilizado é sem dúvidas a “Palavra de Deus”, pois sem esta Palavra não há anunciação ou catequese. Como Catequistas, somos antes de tudo “Anunciadores da Palavra“, por isso a importância de estamos sempre utilizando a Bíblia, pois é Nela que encontramos todo o Projeto de Amor de Deus por cada um de nós! É Nela que encontramos o caminho a ser seguido e a sabedoria para as nossas vidas e encontros de catequese.
Certa vez, durante uma formação de Catequese escutei a seguinte frase: “Catequista sem a Bíblia, a Palavra de Deus, não é catequista!”. Essa frase no início pode até parecer um pouco dura demais, mas faz todo o sentido. Como vamos anunciar o Reino se não somos iluminados pela Palavra? Como vamos falar de Deus, se é na Palavra que milhares de pessoas falaram de Deus antes de nós? Como vamos compreender o Projeto de Amor de Deus, se é a Palavra nos mostra todo esse Amor?
A Bíblia deve ser o livro de destaque na catequese. Nela compreendemos a nossa história, a nossa caminhada cristã e as promessas que todos os dias Jesus Cristo nos faz. Costumo sempre dizer para as crianças que elas possuem uma biblioteca dentro de casa, pois a Bíblia é uma biblioteca composta por 73 livros, sendo 46 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento. E ainda mais, as crianças e todos nós possuímos uma “Carta do Amor de Deus“.
Neste mês de setembro temos a oportunidade de nos aprofundar na leitura, meditação e estudo da Palavra. Nós católicos, ainda temos muito o que nos aprofundar na Palavra, precisamos meditá-la e o mais importante: levá-la para a nossa vida! Pois não adianta sabermos os livros da Bíblia “decor e salteado”, se não introduzimos todos os ensinamentos e aprendizados nas nossas ações do dia-a-dia.
Por isso você que é catequista, se prepare bem para celebrar o mês da Bíblia com as crianças e jovens, e os ensine a amar a Sagrada Escritura.
DICAS PARA CELEBRAR O MÊS DA BÍBLIA NA CATEQUESE:
  • Coloque a Bíblia em um lugar de destaque na salinha de catequese. Você pode colocar neste lugar algumas flores, velas e uma toalha, explicando que a Bíblia não é um livro qualquer, mas sim a PALAVRA DE DEUS.
  • Comece os encontros de catequese do mês de setembro com um canto sobre a Bíblia.
  • Fazer momentos de Celebração da Palavra, pedindo que cada criança faça uma oração espontânea e em seguida beije a Bíblia com respeito e carinho.
  • A catequista e crianças podem confeccionar um mural na sala de catequese para o Mês da Bíblia.
  • Fazer um sorteio com a Palavra de Deus, há casos de crianças que nunca tiveram a Palavra de Deus em suas casas.
Outra dica muito, muito importante é introduzir em nossas vidas como catequistas e cristãs, a Leitura Orante da Palavra, a Lectio Divina. Esses momentos de Lectio Divina podem ser vivenciados individualmente, no grupo de catequistas e/ou com as crianças. Já vivemos momentos muito fortes com a Lectio Divina em nosso grupo de catequistas! Saiba mais aqui.
Espero que vocês tenham gostado desta publicação, acompanhem o nosso blog pois muito conteúdo legal está sendo preparado para o Mês da Bíblia.
Fonte: Catequese Cantinho do Amor

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *