.

Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Temas para a Catequese de Junho de 2021

img
desertosoucatequista2021

JUNHO, dos muitos desafios em catequisar, hoje encontramos um fato importante que nos fez repensar nossa forma de ensinar: a pandemia. Com o distanciamento social, em que sair de casa é visto como uma falta de amor para consigo e com o próximo, fomos provocados a adotar meios dinâmicos e eficientes na evangelização e anuncio do Reino de Deus. É diante desse contexto que preparamos para você, catequista, católico, um conteúdo exclusivo que pode lhe servir de auxílio em nosso objetivo comum: a catequese. Afinal, afirma Santo Agostinho que “Só se ama aquilo que se conhece”, evidenciando quão importante é a vocação do catequista na Igreja.

OUTROS TEMAS PARA O MÊS

A BELEZA DO MATRIMÕNIO

“A Beleza do Matrimônio” foi a intenção do Santo Padre, o Papa Francisco para o mês de Junho. Os olhos da Igreja estão voltados para aquela vocação que serve de berço para qualquer outra vocação. É no seio familiar que brota a nossa personalidade e, assim, a vocação e os dons. Nossos pais ou aqueles que nos educaram forma usados por Deus em nosso processo de educação e não só isso, sendo para nós modelos de vida! Olhando a vocação Matrimonial, somos convidados a trabalhar essa bela vocação com carinho e entusiasmo. Claro que, falando de matrimônio, encontraremos desafios enormes! Há quem não teve boas experiências com seus papais e mamães, e isso exige cuidado. É sobre gerar esperança nesses corações que somos chamados! Muitos tem medo de conhecer alguém “para toda a vida” por não terem tido boas referências. Com carinho, muito amor, e com aquele que Jesus disse que seria o nosso Defensor, Consoslar, o Espírito Santo que queremos trabalhar sobre esse tema.

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2021

Com o tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e o lema com trecho da carta de Paulo aos Efésios: “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14ª). O objetivo geral da Campanha Ecumênica é “convidar as comunidades de fé e pessoas de boa vontade para pensar, avaliar e identificar caminhos para superar as polarizações e as violências através do diálogo amoroso testemunhando a unidade na diversidade”. Nunca foi tão urgente tratar da questão da unidade, afinal, Cristo quer sua Igreja unida, pois na divisão, um “reino” não subsiste (Cf. Mt. 12, 25). Em tempos de Pandemia, falar do cuidado de si, e do outro é entender aquilo que disse Jesus sobre amar os outros como se ama (Cf. Mt. 22, 39). Se nossos catequisandos tiverem consciência disso, nosso objetivo como educadores estará sendo cumprido.

TEMPO COMUM

O tempo Comum é marcado pelas manifestações públicas de Jesus. É nesse período que Jesus passa a se mostrar como Filho de Deus que é aos homens, mesmo que de forma simples e humilde. Muitos dos ensinamentos de Jesus traduzidos em parábolas se dão nesse período de sua vida. Há muito riqueza nesse tempo, podendo ser absorvido ensinamentos incríveis de Jesus, que podem ser traduzidos em nossas vidas. Abrir-se ao novo de Deus em nossa vida é o que fizera muitos dos que beberam presença de Jesus e de Sua riqueza presente nos fatos escritos e contatos através das gerações.

SACRAMENTOS

Os sacramentos são sinais eficazes da graça de Deus, instituídos por Cristo e confiados à Igreja. É por meio dos Sacramentos que todo Católico se torna membro vivo da Igreja que é o corpo de Cristo. Assim, sabendo de sua importância restauradora diante da fraqueza humana, que ensinamos a seu respeito com a finalidade de dar o conhecimento da fé, para que todos tenham uma vida digna de amor, partilha e serviço diante de Deus e do outro que Deus coloca diante de mim. Nesse mês, celebramos datas como Corpus Christi, Batismo de São João Batista, Santíssima Trindade que estão relacionadas aos sacramento. Podemos, assim, fazer dessas datas um meio para ensinar cada Sacramento. Confira o conteúdo do site do Pe. Paulo que pode servir de consulta no preparo da Catequese.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *