FEVEREIRO é o mês dedicado a Sagrada Família. Pois foi nela que Jesus viveu toda a a sua vida antes de começar a sua vida pública para a salvação a humanidade. Olhando para a Sagrada Família a Igreja deseja que os casais e filhos aprendam a viver segundo a vontade de Deus. Os Santos Padres disseram que o Filho de Deus começou sua obra pela família. O padroeiro da família é São Ricardo, os frutos mais próximos que podemos perceber na vida desse santo são seus filhos que, assim como o pai, também foram santos.
Santos do mês
1: Santa Veridiana
2:São Cornélio – O primeiro bispo de Cesareia
3:São Brás – Médico e pastor das almas
4:São João de Brito
5:Santa Águeda
6:São Paulo Míki
7:São Ricardo – Padroeiro da Família
8:Santa Josefina Bakhita
9:São Miguel Febres
10:Santa Escolástica
11:Nossa Senhora de Lourdes
12:Santa Eulália
13:São Martiniano
14:São Cirilo e São Metódio
15:São Cláudio de La Colombiere
16:Santo Onésimo
17:Sete Santos fundadores da Ordem dos Servitas
18:São Teotônio
19:São Conrado
20:Beatos Francisco e Jacinta
21:São Pedro Damião
22:Festa da Cátedra de São Pedro
23:São Policarpo
24:São Sérgio
25:Santa Valburga
26:São Porfírio
27:São Gabriel das Dores
28:Santos Romão e Lupicino
OUTROS TEMAS PARA O MÊS
APRESENTAÇÃO DO SENHOR
A festa da Apresentação do Senhor é bem antiga, e já houve tempo em que era celebrada em 14 de fevereiro, quarenta dias após a festa da Epifania (manifestação aos magos). Também já foi considerada como festa mariana, com o nome de “Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria”. Mas, a partir das recentes reformas litúrgicas, o nome da festa foi mudado para “Apresentação do Senhor” e ela passou a ser celebrada quarenta dias depois do Natal. O novo título e data da celebração são uma indicação mais correta da natureza e do objeto dessa festa, visto que nesse dia a Igreja celebra um aspecto importante do mistério salvífico, e não simplesmente um acontecimento da infância de Jesus.
NOSSA SENHORA DE LOURDES
No dia 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio XI proclamou solenemente no Vaticano o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, concebida sem pecado original. Algo que em 1830 Nossa Senhora já tinha mostrado a Santa Catarina Labourè, quando mandou que ela cunhasse a chamada “Medalha Milagrosa”, na aparição a ela na rua De Lubac, em Paris. Em torno da medalha, santa Catarina viu em letras de ouro a expressão: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. No dia 11 de fevereiro de 1858, quatro anos depois, Nossa Senhora começou a aparecer a uma menina de 14 anos, Bernardete Soubirous. Ela estava com uma irmã e uma vizinha pegando lenha perto da gruta de Massabielle. Tinham que passar descalças por um córrego, e Bernadete, que sofria de asma não queria por o pé na água fria. Nisso ouviu um barulho nas árvores e viu uma senhora muito bonita, radiante, vestida de branco, com uma faixa azul, sorrindo para ela. Em seguida rezou o Terço com Bernadete.
FESTA DA CÁTEDRA DE SÃO PEDRO
A Cátedra de São Pedro era comemorada em duas datas, que marcaram as mais importantes etapas da missão deixada ao apóstolo pelo próprio Jesus. A primeira, em 18 de janeiro se comemorava a sua posse em Roma, a segunda, em 22 de fevereiro, marca o aparecimento do Cristianismo na Antioquia, onde Pedro foi o primeiro bispo. Cátedra significa símbolo da autoridade e do magistério do bispo. É daí que se origina a palavra catedral, a igreja-mãe da diocese. Estabeleceu-se então, a Cátedra de São Pedro para marcar sua autoridade sobre toda a Igreja, inclusive sobre os outros apóstolos.
Gostei muito e irei trabalhar com meus pequenos…