Identidade do Catequista
07/02/2020Jesus jejuou durante 40 dias e 40 noites por quê, se Ele não precisava disso?
05/03/2020Neste mês vamos rezar com o Papa Francisco: “Rezemos para que o clamor dos irmãos migrantes vítimas do tráfico criminoso de pessoas seja escutado e considerado”.
Santos do mês
1: Santa Veridiana
2:São Cornélio – O primeiro bispo de Cesareia
3:São Brás – Médico e pastor das almas
4:São João de Brito
5:Santa Águeda
6:São Paulo Míki
7:São Ricardo – Padroeiro da Família
8:Santa Josefina Bakhita
9:São Miguel Febres
10:Santa Escolástica
11:Nossa Senhora de Lourdes
12:Santa Eulália
13:São Martiniano
14:São Cirilo e São Metódio
15:São Cláudio de La Colombiere
16:Santo Onésimo
17:Sete Santos fundadores da Ordem dos Servitas
18:São Teotônio
19:São Conrado
20:Beatos Francisco e Jacinta
21:São Pedro Damião
22:Festa da Cátedra de São Pedro
23:São Policarpo
24:São Sérgio
25:Santa Valburga
26:São Porfírio
27:São Gabriel das Dores
28:Santos Romão e Lupicino
OUTROS TEMAS PARA O MÊS
APRESENTAÇÃO DO SENHOR
A festa da Apresentação do Senhor é bem antiga, e já houve tempo em que era celebrada em 14 de fevereiro, quarenta dias após a festa da Epifania (manifestação aos magos). Também já foi considerada como festa mariana, com o nome de “Purificação da Bem-aventurada Virgem Maria”. Mas, a partir das recentes reformas litúrgicas, o nome da festa foi mudado para “Apresentação do Senhor” e ela passou a ser celebrada quarenta dias depois do Natal. O novo título e data da celebração são uma indicação mais correta da natureza e do objeto dessa festa, visto que nesse dia a Igreja celebra um aspecto importante do mistério salvífico, e não simplesmente um acontecimento da infância de Jesus.
SÃO BRÁS
Nasceu na cidade de Sebaste, Armênia, no final do século III. São Brás, primeiramente, foi médico, mas entrou numa crise, não profissional, pois era bom médico e prestava um ótimo serviço à sociedade. Mas nenhuma profissão, por melhor que seja, consegue ocupar aquele lugar que é somente de Deus.
NOSSA SENHORA DE LOURDES
No dia 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio XI proclamou solenemente no Vaticano o dogma da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, concebida sem pecado original. Algo que em 1830 Nossa Senhora já tinha mostrado a Santa Catarina Labourè, quando mandou que ela cunhasse a chamada “Medalha Milagrosa”, na aparição a ela na rua De Lubac, em Paris. Em torno da medalha, santa Catarina viu em letras de ouro a expressão: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a Vós”. No dia 11 de fevereiro de 1858, quatro anos depois, Nossa Senhora começou a aparecer a uma menina de 14 anos, Bernardete Soubirous. Ela estava com uma irmã e uma vizinha pegando lenha perto da gruta de Massabielle. Tinham que passar descalças por um córrego, e Bernadete, que sofria de asma não queria por o pé na água fria. Nisso ouviu um barulho nas árvores e viu uma senhora muito bonita, radiante, vestida de branco, com uma faixa azul, sorrindo para ela. Em seguida rezou o Terço com Bernadete.