JANEIRO é o mês dedicado às férias. Nossa missão de catequizar é extraordinária! Portanto você, catequista, pode utilizar esse período de recesso para se preparar espiritualmente e realizar o planejamento deste ano. Selecionamos alguns livros e temas para auxiliá-lo na preparação. Confira!
Santos do mês
1: Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus
2: São Basílio Magno
3: Santa Genoveva
4: Santa Ângela de Foligno
5: São João Nepomuceno Neumann
6: Santa Rafaela Maria
7: São Raimundo de Peñafort
8: São Severino
9: Santo André Corsini
10: Frei Gonçalo de Amarante
11: São Vital
12: São Bernardo
13: Santo Hilário de Poitiers
14: Santa Elisabete Ana Bayley Seton
15: Santo Amaro
16: São Berardo e companheiros mártires
17: Santo Antão
18: Santa Margarida da Hungria
19: São Canuto
20: São Sebastião
21: Santa Inês
22: São Vicente
23: Santo Ildefonso
24: São Francisco de Sales
25: Conversão de São Paulo
26: São Timóteo
27: Santa Ângela Mérici
28: Santo Tomás de Aquino
29: São Pedro Nolasco
30: Santa Jacinta Marescotti
31: São João Bosco
OUTROS TEMAS PARA O MÊS
SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS
É sempre no primeiro dia do ano, oito dias após o Natal, que se comemora a Santa Maria, Mãe de Deus. Poucos dias depois do nascimento de Cristo e logo no início de um novo ano, a festa da solenidade é uma oportunidade para todos pedirem a proteção da Virgem Maria para o ano que se segue.
DIA DE REIS
No dia 06 de janeiro se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade. O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.
EPIFANIA DO SENHOR
A Epifania é relacionada ao momento da manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus, quando o mesmo se autoconclama filho do Criador. Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão ocidental celebra como epifanias três eventos:
– A Epifania propriamente dita perante os magos do oriente e que é celebrada no dia 6 de janeiro.
– A Epifania a João Batista no rio Jordão durante o Batismo de Jesus.
– A Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná, quando começa o seu ministério.
BATISMO DO SENHOR
A festa do Batismo do Senhor encerra o Ciclo do Natal e dá início ao Tempo Comum. A conexão desta festa com o Natal sugere o novo nascimento do cristão em Cristo. O Batismo de Jesus nos remete a considerar nosso próprio batismo, seu significado, os compromissos que dele decorrem.
E eis que uma voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” Mateus 3:17. Com certeza, o Espírito também paira sobre nós e o amor paternal do Pai lança sobre nós seu imenso bem-querer.
Dicas de leitura para as férias
Catecismo Breve
Sinopse: Elaborado pelo bispo emérito de Abancay, Enrique Pélach, este livro traz um resumo completo do Catecismo da Igreja Católica em 320 perguntas e respostas, acessível a pessoas de todas as faixas etárias. Editora Quadrante.
A Fé explicada
Sinopse: Elaborado pelo bispo emérito de Abancay, Enrique Pélach, este livro traz um resumo completo do Catecismo da Igreja Católica em 320 perguntas e respostas, acessível a pessoas de todas as faixas etárias. Editora Quadrante.
Leave a Comment