Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Temas para a catequese no mês de janeiro de 2020

img
debbie-tea-XQD-eLInH6s-unsplash

JANEIRO é o mês dedicado às férias. Nossa missão de catequizar é extraordinária! Portanto você, catequista, pode utilizar esse período de recesso para se preparar espiritualmente e realizar o planejamento deste ano.  Selecionamos alguns livros e temas para auxiliá-lo na preparação. Confira!

OUTROS TEMAS PARA O MÊS

SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS

É sempre no primeiro dia do ano, oito dias após o Natal, que se comemora a Santa Maria, Mãe de Deus. Poucos dias depois do nascimento de Cristo e logo no início de um novo ano, a festa da solenidade é uma oportunidade para todos pedirem a proteção da Virgem Maria para o ano que se segue.

DIA DE REIS

No dia 06 de janeiro  se comemora a visita de um grupo de reis magos (Mt 2 1 -12), vindos do Oriente, para adorar a “Epifania do Senhor”. Ou seja, o nascimento de Jesus, o Filho por Deus enviado, para a salvação da humanidade. O termo “mago” vem do antigo idioma persa e serviu para indicar o país de suas origens: a Pérsia. Eram reis, porque é um dos sinônimos daquela palavra, também usada para nomear os sábios discípulos de uma seita que cultuava um só Deus. Portanto, não eram astrólogos nem bruxos, ao contrário, eram inimigos destas enganosas artes mágicas e misteriosas.

EPIFANIA DO SENHOR  

A Epifania do Senhor é a festa que comemora a manifestação de Jesus Cristo como Messias, o Filho de Deus e Salvador do mundo. É o acolhimento da Boa Nova da Salvação no mistério da Encarnação. Esta primeira manifestação se dá aos reis magos que, guiados por uma estrela, chegam a Belém e, ao ver o Menino com Maria, sua Mãe, ajoelham-se diante Dele e o adoram.

BATISMO DO SENHOR 

A festa do Batismo do Senhor encerra o Ciclo do Natal e dá início ao Tempo Comum. A conexão desta festa com o Natal sugere o novo nascimento do cristão em Cristo. O Batismo de Jesus nos remete a considerar nosso próprio batismo, seu significado, os compromissos que dele decorrem.

E eis que uma voz dos céus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo” Mateus 3:17. Com certeza, o Espírito também paira sobre nós e o amor paternal do Pai lança sobre nós seu imenso bem-querer.

Dicas de leitura para as férias

A prática do amor a Jesus Cristo

Sinopse: O livro é considerado uma das principais obras da ascese e da espiritualidade cristã moderna. Nele Santo Afonso apresenta o caminho fundamental de uma espiritualidade autêntica, que tem como essência o amor a Jesus Cristo.  COMPRE

Elementos fundamentais da espiritualidade do catequista

Sinopse: Neste livro, o autor apresenta sinteticamente os grandes temas da vida cristã em sua prática cotidiana, de modo a favorecer o aprofundamento espiritual por parte dos catequistas. COMPRE

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *