Edição 19
02/06/2017Dinâmica: Cheios do Espírito Santo
05/06/2017JUNHO é dedicado a celebração de Corpus Christi .A festa de Corpus Christi celebra solenemente o mistério da Eucaristia – o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo. Acontece sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrassem sua lembrança comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.
“O que come a minha carne e bebe o meu sangue, tem a vida eterna e, eu o ressuscitarei no último dia. Porque a minha carne é verdadeiramente comida e o meu sangue é verdadeiramente bebida. O que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. O que come deste pão viverá eternamente .” (Jo 6, 55 – 59)
Santos do mês
1: São Justino – Primeiro santo, padre
2: São Marcelino e São Pedro, instrumentos da Divina Providência
3: São Carlos Lwanga e companheiros, testemunharam Jesus na África
4: São Crispim, primeiro santo canonizado pelo Papa João Paulo II
5: São Bonifácio, monge beneditino
6: São Norberto, sacerdote e monge
7: São Pedro de Córdova, fiel leigo
8: São Medardo, preferia os pobres e os mais sofridos
9: São José de Anchieta, modelo de evangelização
10: Santo Anjo da Guarda de Portugal – anjo da Paz, da Pátria e da Eucaristia
11: São Barnabé, filho da consolação
12: São Gaspar de Búfalo, anjo da paz
13: Santo Antônio, doutor da Igreja
14: Santa Clotilde, marcou a história política cristã da França
15: Bem-aventurada Albertina Berkenbrock, primeira mártir brasileira
16: São Francisco Régis, fez inúmeras obras sociais
17: São Rainério, instrumento de conversão para muitos
18: São Gregório Barbarigo, um homem de oração
19: São Romualdo, fundador da Ordem Camaldulense
20: Bem-aventuradas Teresa, Mafalda e Sancha – mulheres de oração
21: São Luís Gonzaga, entrou para a Companhia de Jesus
22: Santos João Fischer e Tomás More
23: São José Cafasso conhecido como o “Santo da Forca”
24: Solenidade do Nascimento de João Batista, grande anunciador do Reino
25: São Guilherme, combatente contra o mal
26: Santos João e Paulo, testemunhavam o amor a Deus
27: Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, auxílio dos cristãos
28: Santo Irineu, grande bispo e mártir
29: São Pedro e São Paulo Apóstolos – principais líderes da Igreja Cristã
OUTROS TEMAS PARA O MÊS
PENTECOSTES
Nessa celebração somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença do Espírito Santo. E invocarmos a efusão do Espírito para que renove a face da terra e aja com a mesma intensidade do acontecimento inicial dos Atos dos Apóstolos sobre a Igreja, sobre todos os povos e nações.
O Catecismo da Igreja Católica diz que: “No dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (CIC, n. 731).
CORAÇÃO SAGRADO DE JESUS
Celebrar a solenidade do Sagrado Coração de Jesus é tributar ao Senhor um culto de adoração que manifeste, com especiais homenagens e ternas práticas de reparação, toda a nossa gratidão pelo mistério de amor que Ele, por meio de sua amantíssima Redenção, dignou-se manifestar-nos. É lembrar que Cristo foi verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. E, sendo homem, também teve os mesmos sentimentos que nós temos. Mas com uma diferença: seu coração sempre foi manso e humilde, por isso nunca maltratou ninguém. Sendo Deus, nunca julgou, mas sempre usou de misericórdia, compadeceu-se dos sofredores e humilhados e sempre prestou-lhes ajuda e consolo.
NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA
No dia 24 de junho celebramos o nascimento de São João Batista, filho de Isabel, prima de Maria, a mãe de Jesus. Essas simples informações já dão o tom máximo da importância daquele que se tornou o Precursor do Salvador e abriu as portas para vinda do Messias, tão aguardada pelos judeus de sua época.
IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
A revelação da devoção reparadora ao Imaculado Coração começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria, que se deu em 13 de junho de 1917, em Fátima, Portugal, aos pastorinhos: Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria disse à pequena Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos: “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”1. Logo após ouvir essas palavras, os pastorinhos viram Nossa Senhora com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado da Santíssima Virgem, ofendido pelos pecados da humanidade, que necessitavam de reparação.