EU QUERO! Adquira hoje mesmo o kit de dezembro e surpreenda-se
14/11/2017Passos para uma nova maneira de pensar os encontros de catequese
17/11/2017NOVEMBRO é mês dedicado às almas do Purgatório. O Dia de Finados, no dia 2 de novembro, é dedicado às orações por todos os fiéis falecidos.
O Papa Paulo VI, na “Constituição das Indulgências”, de 1967, estabeleceu indulgências parciais e plenárias pelas almas do purgatório, e determinou a semana de 1 a 8 de novembro como a semana das almas, em que podemos lucrar indulgências plenárias a elas mediante uma visita ao cemitério para rezar por elas, tendo se confessado, comungado e rezado pelo Papa (Pai Nossa, Ave Maria, Glória ao Pai).
Santos do mês
1: Todos os Santos
2: Dia de Finados
3: São Martinho de Lima
4: São Carlos Borromeu
9: Dedicação da Basílica de Latrão
10: São Leão Magno
11: São Martinho de Tours
12: São Josafat
15: Santo Alberto Magno
16: Santa Margarida da Escócia ou Santa Gertrudes
17: Santa Isabel da Hungria
18: Dedicação das Basílicas dos Santos Pedro e Paulo
20: Cristo Rei
21: Apresentação da Santíssima Virgem Maria
22: Santa Cecília
23: São Clemente I, papa e mártir ou São Columbano
24: Santo André Dung Lac e seus companheiros
25: Santa Catarina de Alexandria
27: Nossa Senhora das Graças
27: Advento do Senhor
30: Santo André
Outros temas para o mês
CRISTO REI
Reis e rainhas não servem de modelo para a representação gloriosa de Jesus. A solenidade deste último domingo do ano litúrgico da Igreja nos coloca frente à realeza de Jesus. Criada em 1925, pelo Papa Pio XI, esta festa litúrgica pode parecer pretensiosa e triunfalista. Afinal, de que realeza se trata?
APRESENTAÇÃO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA
Embora a Sagrada Escritura silencie sobre o nascimento de Nossa Senhora, a tradição nos diz que seus pais eram Joaquim e Ana, cujos nomes significam respectivamente “preparação do Senhor e Graça.” Poderíamos dizer que o nascimento da Santíssima Virgem Maria foi um dos acontecimentos mais belos da história.
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
Um dos mais valiosos presentes da Santíssima Virgem para a humanidade, foi dado no dia 27 de novembro de 1830, por meio de Santa Catarina Labouré, humilde freira da Congregação das Filhas da Caridade. Isto foi na Rua De Lubac, no centro de Paris, na Capela da Medalha Milagrosa.