Acolhida – Boa noite, minhas crianças! Vejam só quem vem ai para falar sobre uma fato extraordinário que está para acontecer novamente…
Burro – Boa noite, meninada , eu sou o burro do presépio de Jesus e, esse aqui, é o boi
Boi – muuuuuuuu , pode deixar que eu sei me apresentar . Boa noite meninada , eu sou o boi do presépio de Jesus
Burro – Qual foi a novidade?
Boi – Que novidade?
Burro – Que você acrescentou, ora?
Boi – Deixa pra lá que eu não vim aqui pra brigar com um burro, crianças eu vim aqui pra trazer uma grande notícia ..
Burro – Conta para eles que no ano que vem o galo vai ser campeão…
Boi – Que galo o quê, até que ele vai estar ocupado mesmo por esses dias.
Burro – É mesmo? E por que o galo estaria ocupado esses dias?
Boi – Porque ele precisa anunciar um grande feito para a humanidade…
Burro – Não me diga que…
Boi – Digo burro, digo sim …
Burro – Quer dizer então que…
Boi – Que ele vai nascer…
Burro – Mas ele quem? Quem vai nascer que precisa de uma galo pra cantar?
Boi – Ele, o menino esperado, o menino do céu … O menino de Deus.
Burro –Mas como é que vai acontecer tudo isso, me explica direitinho, porque eu sou muito esquecido .
Boi – Esquecido nada, você é porque é burro e não sabe compreender o mistério. Naquela noite linda, onde nos tornamos parte do grande acontecimento, Deus enviou ao mundo a salvação , veio através da luz anunciada por João Batista pra encher esse mundo de vida nova …
Burro – Que alegria!!! Estou me lembrando , Maria , José , Jesus , o pequeno menino que nasceu na nossa casa .Até hoje não entendi porque ele , filho de Deus , dono de todas as coisas desse mundo , escolheu nascer num lugar onde vive um boi e um burro chucro igual a nós
Boi – Como você é ingênuo , Deus quis mostrar que não é o valor material que faz o homem grande , mas a sua condição de humildade , Jesus veio para nos mostrar que a amor nasce de coisas simples da vida , em lugares onde menos esperamos … e de pessoas que acreditam no amor .
Burro – Bonito demais isso, né boi …
Boi – É… Mais bonito é que estávamos lá e assim continuamos a cada ano , nos fazendo de testemunhas do grande amor de Deus pelos homens e, por falar nisso, é melhor irmos andando , temos que recolher palhas bem macias para o menino Deus que novamente nos convida a recebê-lo .
Burro – Boa boi, e mais uma vez crianças , vocês estão convidados a também preparar seus corações para receber Jesus menino .
Boi – Tenham todos um bom natal e vamos cantando para receber esse menino tão desejado por todos nós .
Ato penitencial – Outro dia eu me sentei com algumas crianças e pedi a elas que escrevessem uma cartinha para o papai Noel pedindo o que elas desejam para esse natal. Vou ler aqui algumas dessas cartinhas.
1 – Papai Noel , nesse natal quero ganhar uma boneca que tem uma pulseira que quando aperta a boneca fala
2 – Papai Noel , quero ganhar um helicóptero que voa sozinho e uma prancha porque eu vou para praia .
3 – Aqui, papai Noel, podia trazer para mim um montão de presentes , muitos mesmos .
4 – Quero ganhar um caminhão e uma mesa cheia de doces e balas e muitas guloseimas.
Lendo isso me fez refletir se, de fato, as crianças sabem o que é o natal, que idéia tem dele e porque ele existe…
Se natal é presente, onde está Jesus que não foi citado?
Se natal são brinquedos quando foi que Jesus vou aclamado nessa família para que essa crianças tivesse ideia só do brinquedo e não da presença forte do Deus menino ?
Se natal é festança de pratos e desfiles de festas mais chiques a cada ano , onde foi que sobrou espaço para jesus ser festejado .
Decora-se uma árvore por que sua finalidade é colocar os presentes? Par Jesus, ou para as pessoas que fazem do natal um festa de plástico?
É símbolo do natal, a festa do troca -troca , do amigo secreto ? Do desperdício, pois se acha que é preciso comer tudo numa noite porque senão amanhã não tem mais?
Onde está o espírito solidário que tantas vezes Jesus pregou? Estamos enganados demais em relação ao que Deus espera de nós.
Para Jesus o natal tem sabor de outra coisa, chamada partilha, fraternidade ,acolhimento … Esses são os presentes que devíamos celebrar…
Por isso, crianças, por estarmos sempre enganados em relação ao que Deus espera de nós, precisamos nos endireitar no caminho , ser luz para alcançar a graça de Jesus, pedindo perdão cantando.
Leitura – Hoje, estamos celebrando o terceiro domingo do advento Tempo de preparação para a vinda do Menino – Deus .
Ele que se manifesta em nós através de seu espírito de amor e perdão , vem fazer seu aniversário por 2009 vezes , nos acolhendo mais uma vez , nos trazendo sua luz , sua paz , suas palavras de amor ..
Vamos receber as velas do advento para serem acesas pela mesma luz que gritava João no Deserto, a luz que é Jesus na nossa vida. (vamos acolhê-la recebendo através da dança de nossos anjinhos)
Aclamação – A luz de Jesus se aproxima , preparem seus corações `a conversão , mudem de postura . Neste natal sejam mais de Jesus e menos dos prazeres do mundo … convertam-se a esse amor que salva e nos dá vida nova . Em pé com alegria , vamos todos cantar saudando Jesus .
Preces
– Senhor, fortalecei a vossa Santa Igreja, o Papa Bento XVI, os bispos, os padres, os religiosos(as) e os leigos(as), para que anunciem com alegria, amor e esperança a Boa Nova do vosso Reino. Nós vos pedimos.
– Senhor, convertei nosso coração para viver na família, na comunidade e na sociedade a prática da justiça e da partilha dos bens. Nós vos pedimos.
– Senhor, derramai vossas bênçãos sobre a Paróquia Santa Luzia de Pancas e todas as comunidades que celebram a festa de sua padroeira para que vivam a fé e a união entre seus membros. Nós vos pedimos.
– Senhor, atendei nossos pedidos: pela saúde dos enfermos, aniversariantes, grupos de novena em preparação para o natal… e por todos os motivos que queremos rezar nesta celebração e que estão no silêncio do nosso coração. Nós vos pedimos.
Ofertório – (Confeccionar em isopor os números separados com velas na ponta para celebrar)
Natal é tempo de luz
Tempo de um Jesus que insiste em nascer novamente em nós
Por 2009 anos ,Ele faz a mesma caminhada , segue a mesma luz da estrela guia ,vem até o seu coração fazer dele morada
Por 2009 anos , vem nos trazer paz , alegria ,nos apontar o caminho , nos encher de carinho , nos fazer compreender que a vida só tem sentido quando vivida na fraternidade e na humildade
Por 2009 anos temos a certeza que a vida é para sempre , pois o que esperávamos veio nos trazer no natal a confirmação de que quem é Dele, Nele vive e nunca Dele irá se separar
Por 2009 anos nos preparamos , nos convertemos , nos solidarizamos com nossos irmãos ,procuramos ser mais justos e mais abertos a redenção .
Queremos hoje junto ao pão e ao vinho, 2009 vezes confirmar nessa oferta o nosso amor por esse Deus que não podia deixar também de nos amar quando nos deu Jesus para sempre.
Queremos Senhor comemorar 2009 vezes com a mesma alegria de sempre, alegria de quem te ama. Amém.
Comunhão – Somos a luz de Jesus, presentes vivos para nosso Deus, pois é no seu filho que nos espelhamos para sermos melhores a cada dia. Vamos então receber Dele a alegria de caminhar fortalecidos no amor e na verdade. Amém.
Ação de graças – Durante essa semana temos uma tarefa muito importante para cumprirmos . Hoje vocês irão receber um cartãozinho na porta da igreja para rezarem na preparação do natal . Nele está escrito o seguinte:
Oração para a família _______
Oração para os velhinhos ______
Oração para os doentes _______
Oração para aqueles que estão necessitados ________
Oração para minha conversão _______
Oração para todas as pessoas que estão sofrendo _______
Vamos computar tudo nesse cartão durante a semana e trazer para colocar no presépio a semana que vem. Nele também vamos nos preparando para o Natal não nos esquecendo de pessoas tão importantes que precisam de nossas orações , nosso carinho de bons irmãos que somos , está bem ? Fazendo assim , orando a cada dia por nós e pelos outros ,estamos também nos preparando para que a paz seja uma constante nos nosso mundo .
E vamos todos rezar a mãezinha querida para nos dar um coração manso e humilde como deu a Jesus .
Ave Maria
Historinha da semana: A escolha certa.
Técnica: Encenação.
Personagens: Fada – Televisão – Palhaço – Papai Noel – João Batista – Narrador
Há muitos e muitos anos atrás, no reino muito distante de todos nós, mas que apesar disso parecia muito perto, existiam alguns personagens que queriam mostrar a todos um certo reino de luz para que todos pudessem segui-los. Vamos ver que personagens eram esses:
Esta aqui é a princesa do reino dos contos de fadas…
Esse aqui é o papai Noel que veio com seu trenó lá da Antártica.
Esse aqui é palhaço do circo Mamanlé.
Tinha também o dr televisão, que com seus atraentes programas queria seduzir as crianças
Esse aqui é um homem que gritava no deserto chamando as pessoas pra ver a luz, a grande luz que está pra nascer.
A missão de cada um desses personagens era levar o maior número de crianças para o seu reino, para que de lá eles jamais pudessem sair.
Então crianças, hoje nessa pecinha, são vocês quem mandam… São vocês que escolhem qual o caminho certo a seguir, qual deles será aquela que abrirá, de fato, os caminhos certos para que vocês possam neles caminhar.
Vamos começar pelas damas é claro.
Fada – Muito obrigada. Venham crianças, aqui no reino tudo termina com final feliz. Vejam só o porquê: a gente mata àqueles que não são bons (ou que a gente acredita que não são), como o lobo mal, os porquinhos, a madrasta, porque a gente, aqui no meu reino, acredita que nada que é ruim pode ser mudado, que nenhuma pessoas pode se converter… Então a gente elimina, entenderam? A gente inventa situações pra eles se darem mal e no final é tudo felicidade, é ser feliz pra sempre, lembram? Venham viver no mundo do faz de conta comigo…
Dr Televisão – Nada disso, meus telespectadores… Essa fadinha já caiu de moda, está até caindo no ibope, não percam tempo com ela… Boa mesmo é a malhação, que é um programa moderno, alias, nos meus programas, do meu reino, você fica 24 horas sentado, só com diversão… Passa a vida mais diante de mim do que do irmão, obedece tudo que falo, veste o que eu dito, come o que mostro em minhas propagandas, fala como minhas gírias, véio… No meu reino televisivo, não tem só contos de fadas não…
Tem todo tipo de conto… Aqui eu vendo ilusão o tempo todo… Venham viver comigo no meu mundo de sedução.
Palhaço – Hoje tem marmelada?
Tem sim senhor.
Hoje tem goiabada?
Tem sim senhor
E o palhaço o que é, que é?
É ladrão de fé…
Venham crianças, meu mundo é muito mais ilusório do que o do Dr televisão. Meu mundo é de felicidade passageira, é de gargalhadas sem sentido, mas é… Nesse mundo que vivemos o faz de conta, que vivemos a arte, saímos imitando vida em fantasia. Aqui ninguém chora, aqui só se ri… Se gargalha, esta lágrima do lado de cá é só fantasia. No meu reino ninguém fica triste… Ninguém é infeliz, aqui se mata de tanto rir… Venham viver comigo nesse circo de palhaçadas que é meu mundo…
Papai Noel – Orororororororo… Não acreditem nele, né crianças. Ele é um palhaço! Só vive de fazê-lo sorrir de besteiras que não existem. Olhem pra mim, eu sim sou a luz do natal, do comércio em geral…
Vendem-me como imagem principal desta época do ano, dou balas pra iludir, e nem falo do tal menino que estar por vir… Mas se vem a mim nas lojas, eu mostro onde é que tem o brinquedo mais caro, o mais bonito, o mais moderno. Sou o papai Noel do Natal, sou o símbolo mais importante, minha cor alegre é minha luz saudando as crianças em suas compras.
Vamos comprar, vamos gastar o dinheiro suado de seus pais, eles merecem esse carinho. A luz está nos presentes do meu reino.
João Batista – vejam só crianças… Não sou fada, não vendo felicidade pra sempre sem experimentá-la. Não sou televisão, não vendo ilusão. Não sou palhaço com sua sedução, e muito menos peça de comércio pra iludir seu coração. Meu nome é João… Sou aquele que veio abrir caminho para alguém muito maior do que… Sou aquele que na minha humildade, não possa amarrar as sandálias daquele que virá… Eu não sou a luz, eu vim anunciar a luz que é Jesus… No seu reino que é eterno, seremos felizes se seguirmos seus passos. Eu vim trazer até vocês crianças, este menino pequenino, que insiste ano após ano nascer em seu coraçãozinho. Não é um reino passageiro, não é um reino de faz de conta, não é só diversão… Tem muito de sentimentos… Vim trazer esse menino pequenino que bate a sua porta, que quer entrar em sua vida e quer transformá-lo em algo muito melhor do que já é… Ele sim é perdão… Ele sim é amor, ele jamais será uma ilusão. Quem quer esse reino pra si?
(Todos os personagens falam ao mesmo tempo discutindo uns com os outros que é o melhor)
Narradora – parem com isso! As crianças é que decidirão com que reino, com que luz quer ficar? Elas já são crescidinhas o bastante para saber que reino deverão seguir. E então crianças qual desses reinos vocês querem seguir? (perguntar a crianças o porque de sua escolha)
Isso mesmo crianças, vocês souberam escolher certinho, porque essa luz já mora com vocês e uma vez que a gente a tem… É pra sempre… É tocha de luz viva de Deus conosco.
Comments0