Dinâmica de apresentação
28/04/2011Valores
28/04/2011Objetivo: Ressaltar o positivo do grupo.
Material: folhas, canetas e alfinetes.
Desenvolvimento: cada participante recebe uma folha em branco. Depois de refletirem um momento sobre suas qualidades, anotam na folha colocando o seu nome.
Em seguida prendem a folha com alfinete nas costas e andam pela sala, um lendo os valores dos outros e acrescentando valores que reconhecem no companheiro. Só no final todos retiram o papel e vão ler o que os colegas acrescentaram.
Palavra de Deus: Ef 4, 1-16 e Sl 111
Carta de São Paulo aos Efésios Ef 4, 1-16
1 Por isso, eu, prisioneiro no Senhor, peço que vocês se comportem de modo digno da vocação que receberam. 2 Sejam humildes, amáveis, pacientes e suportem-se uns aos outros no amor. 3 Mantenham entre vocês laços de paz, para conservar a unidade do Espírito. 4 Há um só corpo e um só Espírito, assim como a vocação de vocês os chamou a uma só esperança: 5 há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. 6* Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos, que age por meio de todos e está presente em todos.
7 Cada um de nós, entretanto, recebeu a graça na medida que Cristo a concedeu. 8 Por isso, diz a Escritura: «Subiu às alturas levando prisioneiros; distribuiu dons aos homens.» 9 Que quer dizer «subiu»? Quer dizer que primeiro desceu aos lugares mais baixos da terra. 10 Aquele que desceu, é o mesmo que subiu acima de todos os céus, para plenificar o universo. 11 Foi ele quem estabeleceu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros como evangelistas e outros como pastores e mestres. 12 Assim, ele preparou os cristãos para o trabalho do ministério que constrói o Corpo de Cristo. 13* A meta é que todos juntos nos encontremos unidos na mesma fé e no conhecimento do Filho de Deus, para chegarmos a ser o homem perfeito que, na maturidade do seu desenvolvimento, é a plenitude de Cristo. 14 Então, já não seremos crianças, jogados pelas ondas e levados para cá e para lá por qualquer vento de doutrina, presos pela artimanha dos homens e pela astúcia com que eles nos induzem ao erro. 15 Ao contrário, vivendo amor autêntico, cresceremos sob todos os aspectos em direção a Cristo, que é a Cabeça. 16 Ele organiza e dá coesão ao corpo inteiro, através de uma rede de articulações, que são os membros, cada um com sua atividade própria, para que o corpo cresça e construa a si próprio no amor.
Salmo 111
1 Aleluia!
Eu celebro a Javé de todo o coração, na companhia dos retos, no conselho.
2 São grandes as obras de Javé, dignas de estudo para quem as ama.
3 Sua obra é esplendor e majestade, sua generosidade permanece para sempre.
4 Ele fez maravilhas memoráveis. Javé é piedade e compaixão:
5 dá alimento aos que o temem, sempre se lembrando da sua aliança.
6 Ao seu povo mostrou a força do seu agir, entregando-lhe a herança das nações.
7 Justiça e Verdade são as obras de suas mãos, seus preceitos todos merecem confiança.
8 São estáveis para sempre e eternamente, vão cumprir-se com verdade e retidão.
9 Enviou a libertação ao seu povo, confirmando sua aliança para sempre. Seu nome é santo e terrível.
10 O princípio da sabedoria é o temor de Javé. Todos quantos o praticam têm bom senso. O louvor a Javé permanece para sempre.