Gincana bíblica
23/09/2011A lei do caminhão do lixo
25/09/2011Variar a catequese vez em quando com dinâmicas é bom, não é mesmo?! Então, segue algumas referente à Bíblia para vocês. Espero que gostem. Adaptem conforme suas necessidades ou idéias! Depois conte pra gente como foi!!!
1. FRASES EM QUEBRA-CABEÇA
a) Bíblia, história de um povo vivida e escrita em mutirão.
b) Bíblia é a história de um povo que encontrou Deus e como Deus conduziu o seu povo.
c) A Bíblia é uma espécie de Biblioteca. Contém 73 livros diferentes.
d) A Bíblia está em função da vida.
e) O fio condutor da Bíblia é a Aliança: pacto de amor entre Deus e seu povo.
f) A Bíblia é a palavra que nos faz olhar a realidade, escutar o clamor do povo, arder o coração para amar a Deus e ao próximo.
(A) – Escrever as frases em faixas e transformá-las em um quebra-cabeça.
– Dar a cada grupo um envelope com o quebra-cabeça.
– Fazer o grupo montar a frase, discuti-la e apresentá-la a todos os participantes.
(B) – Usar uma frase única, por exemplo a 1ª colocada acima.
– Escrever várias vezes a mesma frase.
– Ao recortá-la em pedaços, estes devem ser misturados, pelo menos um pedaço, e colocados em um envelope.
– Cada grupo tenta montar o quebra-cabeça, mas vai encontrar dificuldade. Estas serão solucionadas quando o grupo perceber que parte de sua frase está com outro grupo.
– A discussão precisa estar voltada ao que diz a frase e às dificuldades encontradas na montagem.
2. DOMINÓ BÍBLICO
Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento, Antigo Testamento, Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo, Deus, comunicação, Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse, Evangelhos, Palestina, Jesus, juizes, profetas, parábolas…
– Distribuir as palavras, uma ou duas por pessoa.
– Possibilitar que cada pessoa forme uma frase com a Palavra recebida relacionando-a com a Bíblia.
– Após, motivar para juntar as palavras recebidas formando frases assim: A Bíblia é a comunicação de Deus para com seu povo.
– Estas frases serão repetidas ou escritas em um papelógrafo ou quadro.
– Colocar no chão a palavra BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma palavra precisa estar relacionada a outra e dizer o porquê.
Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia? Aliança com Deus? Antigo Testamento com Aliança?
3. FIGURAS – SÍMBOLOS
– Distribuir figuras ou desenhos e através deles cada participante responderá: O que é a Bíblia? Posso compará-la…
Ex.: A Bíblia é o sal que dá sabor e sentido à vida.
– A Bíblia é como fogo que ilumina, abrasa, dá calor, purifica e transforma a vida.
– A Bíblia é como uma bicicleta: a roda da frente é a realidade da vida, a Bíblia é a roda de trás que move a nossa fé.
Todos precisam estar em sintonia com as duas para caminhar na vida e continuar a história da salvação e assim construir a felicidade.
4. DESENHOS SIMBÓLICOS
Usar cartões com desenhos simbólicos para uma maior compreensão do que é a Bíblia.
Ex.: lâmpada, água, pão, mapa, álbum de fotografias, martelo, mel, presente, chuva, coco, fogo, semente,…
5. REPRESENTAR PERSONAGEM
Representar personagens que compõem o povo de Deus e sua história: Abraão e Sara (Gn 12, 1-9), Moisés (Ex 3, 1-10), Josué (Js 1, 1-9), Débora (Jz 4, 1-10), Davi (1Sm 16, 1-13), Jeremias (Jr 1, 4-19), Amós (Am 3, 3-12), João Batista (Lc 3, 1-20), Maria (Lc 1, 39-56), Jesus (Lc 24, 13-35), Paulo (At 9, 20-30).
CAÇA OBJETOS
Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:
Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)
Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar. Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado. Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo. Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.
6. MEMORIZAÇÃO DE VERSÍCULOS.
Explique o significado do versículo.
Certifique-se de que os catequizandos entendem o significado de todas as palavras, principalmente as difíceis, para evitar que memorizem coisas que não entendam ou desenvolvam conceitos errados.
Ajude-os a procurar o versículo em suas próprias Bíblias.
Ajude-os a fazerem associações de imagens ao versículo, se ele permite isso. (que imagem vem a sua cabeça ao falar a palavra “Nike”? É a marca bem conhecida ou um de seus produtos; isto acontece porque a empresa associou o seu emblema…). Associações com imagens, ajudam a Palavra de Deus a permanecer nos corações dos catequizandos).
Mescle o verso com todos os aspectos da história/lição/encontro.
Prepare-se como catequista: Saiba o verso que você vai ensinar de memória. E o coloque em local bem visível a todos na sala (quadro de giz, cartaz, etc..)
Parabenize através de palavras ou prêmios. Psicólogos nos lembram que memorização acontece com maior eficiência se algum tipo de recompensa é dado ao catequizando – seja cumprimentos, certificados, troféus, prêmios…
Descubra o que motiva cada um a aprender a Palavra de Deus. Para umas, basta desafiá-las a guardar a Palavra de Deus em seu coração; para outras é necessário algum tipo de recompensa palpável.
Para guardar a referência, diga o nome do livro, capítulo e verso antes e depois do verso em sí.
Para todas as idades a chave para a memorização é a repetição. Torne-a divertida! Seja criativo! Versos estudados apenas uma vez são facilmente esquecidos. Revisões ajudam a guardar o que aprenderam e a tornar o verso parte de suas vidas.
Seja seletivo: é preferível aprender uns poucos versos e sabê-los do que tentar memorizar muitos versos e não consegui-lo bem.
Não despreze, não menospreze ou contribua para uma sensação de fracasso naqueles que aprendem mais devagar.
Mande o verso para casa, de alguma forma impressa/escrita. Se possível algo que a criança mesma tenha feito. Seja criativo! A chave para ensinar a decorar versículos na catequese está na palavras
VARIAÇÕES
Jogo do Eco
O catequista diz o verso; a turma toda ecoa.
O catequista então deve dizer alguma característica, por exemplo: olhos azuis, os meninos, as meninas, cabelos castanhos – assim ao dizer o verso, somente Os catequizandos que têm a característica mencionada devem ecoar o versículo.
Com Bola
Forme um círculo com os catequizandos e deixe que joguem uma bola entre si; ao comando do catequista, devem parar o jogo e aquela que estiver com a bola deve dizer o versículo (pode-se estipular que a criança que está de cada lado da que tem a bola deve dizer o verso também).
Esconde-esconde
Escreva cada palavra do verso em um pedaço de papel ou outro objeto. Divida a turma em 2 grupos. Um grupo esconde as palavras e o outro deve encontrá-las e arrumar o versículo. Para dificultar você pode acrescentar algumas peças com palavras que não fazem parte do versículo daquele dia.
Com fantoches
Um fantoche deve dizer o verso com alguns erros e perguntar Os catequizandos “Acertei?”. Os catequizandos o corrigem e dizem o verso correto; o fantoche tenta novamente e erra em outro trecho; sendo novamente corrigido. Repita algumas vezes, mas pare antes que Os catequizandos enjoem da brincadeira.
Seu mestre mandou…
Seu mestre mandou: falar o versículo enquanto pula; falar o versículo segurando a ponta do nariz; com a mão no joelho; fazendo caretas; etc..
Casas numeradas
Desenhe com giz, uma “casa” no chão para cada criança; numere de 1 a 6, mesmo que os números se repitam. Toque uma música e enquanto isso os catequizandos devem passear ou dançar. Ao parar cada criança deve ocupar uma casa (não pode ter mais de uma criança em cada casa). Peça a uma delas que jogue um dado (você pode fazer um bem grande com uma caixa de papelão ou pedaço de espuma firme) e Os catequizandos que estiverem na casa com o mesmo número do sorteado devem falar o versículo.
Apague uma palavra
Escreva o versículo todo no quadro. Leia com os catequizandos o versículo todo. Apague uma palavra, leia novamente, apague outra palavra, e assim sucessivamente até apagar tudo.
Você pode pedir que venham ao quadro para apagar ou apagar mais de uma palavra de cada vez de acordo com a dificuldade do verso.
Variação – apagar letras
Escreva o versículo todo no quadro. Leia o versículo todo. Peça que escolham uma letra e apague-a de todas as palavras onde ela aparece. Pode ser mais fácil para crianças pequenas, que embora ainda não estejam alfabetizadas, já reconhecem algumas letras soltas.
7. BINGO DE JESUS
Material: papel, canetas, grãos de feijão ou milho.
Faça diversas cartelas de Bingo com papel e caneta: cada cartela deve ter 5 respostas, procure misturar bem, não fazendo 2 cartelas iguais.
Escreva as perguntas em tiras de papel, coloque-as num saco, e vá sorteando uma a uma.
Leia cada pergunta em voz alta. Quem encontrar a resposta em suas cartelas deve marcar, colocando um grão de milho sobre a resposta.
A criança que primeiro marcar as 5 respostas deve gritar “Bingo de Jesus”.
Confira também em voz alta as perguntas e respostas, para ver se a criança marcou as respostas corretas e também para que as demais confiram suas próprias cartelas. Dê um prêmio (presentinho, cartão, bala, etc..) ao vencedor. Você pode continuar sem que desmarquem as cartelas, até ter o segundo e terceiro colocados.
Perguntas e respostas:
Pecado é… Desobediência a Deus
Nome do pai adotivo de Jesus… José
Cidade onde Jesus nasceu… Belém
Quando pecamos ofendemos a …Deus
Nome da Mãe de Jesus… Maria
Principal coisa que Jesus ensinou… Amar a Deus a ao próximo
Desenho que simboliza o amor de Deus… Cruz
Anjo que avisou Maria do nascimento de Jesus… Gabriel
Pessoas que vieram do Oriente para visitar Jesus… Reis Magos
Pessoa que Deus prometeu enviar ao mundo… Jesus Cristo
Saudação do anjo à Maria… Salve cheia de graça!
Quantos anos Jesus tinha quando ficou no Templo… 12 anos
Jesus é o …. do mundo. Salvador
Nome do Pai de Maria… Joaquim
Cidade onde Jesus morou na infância… Nazaré da Galiléia
Deus está sempre pronto para nos… Perdoar
Nome da Mãe de Maria… Ana
Mãe de João Batista… Isabel
O que Jesus é de Deus… Filho
Resposta de Maria a Deus… Eis aqui a serva do Senhor!
Pai de João Batista… Zacarias
Qual o grau de parentesco entre Isabel e Maria… Primas
Ser profeta é… Evangelizar
Jesus nasceu numa… Manjedoura
Quem batizou Jesus… João Batista
O Espírito Santo desceu sobre Jesus na forma de… Pomba
Onde João Batista batizava o povo… Rio Jordão
Diz a Bíblia que Jesus crescia em… Sabedoria e graça
O que Jesus tem para cada um de nós… A salvação
8. DESVENDE O ENIGMA!
Cada grupo recebe uma folha com uma frase incompleta e as pistas. O grupo que primeiro completar a tarefa corretamente, ganha os pontos. Os demais grupos que completarem a tarefa corretamente, num tempo máximo pré-estabelecido, podem ganhar metade dos pontos que vale esta tarefa.
(Depende a tradução/versão de sua Bíblia. A Bíblia usada ao compor as pistas abaixo, foi a Tradução de Ferreira Almeida Revista e Corrigida).
A frase a ser encontrada é: “A luz deve resplandecer, o sal não pode ser insosso, não devemos pertencer ao mundo, mas estar no mundo para mostrar o grande amor de Deus aos cativos”.
Apresente a frase assim:
“_____ _____ _____ _____ , o _____ não pode ser _____ , _____ devemos _____ ao _____ , _____ _____ no _____ , _____ _____ o _____ _____ de _____ aos _____ . ”
Pistas:
(estão na mesma ordem das palavras da frase; para complicar, você pode ainda mudar a ordem).
® Artigo definido feminino.
® Que tinham os filhos de Israel em suas habitações (êxodo 10).
® Se alguém manda, o outro _________ obedecer (o verbo que entra aqui é o mesmo que cabe na frase…)
® Em II Coríntios 4,6 um verbo se repete por duas vezes. Passe este verbo para o infinitivo.
® Hipertensos não podem comer o composto químico que resulta da ação entre um ácido sobre uma base.
® Sinônimo de insípido.
® Monossílabo encontrado depois do ponto e vírgula do versículo de Naum 3.1
® Símbolo matemático que relaciona elementos com conjunto, no modo infinitivo.
® Que é de Deus, juntamente com sua plenitude descida nos salmos 50.
® No salmo 15, qual é a 59ª palavra? (palavras com hífen contam como uma só).
® I Coríntios 10.12, Tiago 5.9 e Apocalipse 3.20 tem um verbo em comum. Coloque-o no infinitivo.
® Deus amou algo de tal maneira… Mas em Tiago 4.4 ele pede para não ter amizade ao que ele amou, porque o Reino de Deus não pertence ao que ele amou, como está no livro de João 18.36.
® Em Josué 18.21-28 é citada uma cidade de Benjamim, que tirando o acento (mudando a sílaba tônica) forma a palavra que estamos procurando. Obs. Existe um local no Brasil com o mesmo nome da cidade de Benjamim.
® As ações que Deus fez em comum nos versículos Deuteronômio 34.1 e Apocalipse 22.1 no modo infinitivo.
® Em Mateus 15. 21-28 Jesus usa um adjetivo para qualificar a fé de uma mulher. Que adjetivo é esse?
® Segundo I João 4.16, Deus é ___?