A Via Sacra pode ser um excelente exercício de espiritualidade e ao mesmo tempo de formação cristã. Para tanto é necessário estarmos atentos ao fato de que ela deve ser motivante, isto é, deve despertar o interesse e levar à vivência de uma espiritualidade penitencial adequada à faixa etária dos catequizandos.
O exercício da Via Sacra não pode ficar apenas na memória das passagens da Paixão de Jesus, mas ser atualizada tendo como pano de fundo o tema da Campanha da Fraternidade e a realidade que vivem as crianças e adolescentes da comunidade. Por isso, é importante que os/as catequistas preparem as orações e comentários tendo em vista essa realidade e não utilizando fórmulas prontas, que na maioria das vezes são destinadas a adultos.
Sugestão de Via Sacra na catequese
Preparação:
No início da Quaresma, convide os catequizandos a prepararem 15 cartazes. Essa preparação pode fazer parte dos encontros de reflexão sobre a Campanha da Fraternidade, como o primeiro encontro que foi proposto pelo nosso Blog e que se destina ao VER.
Esses cartazes terão temas específicos e devem ser numerados de 1 a 15, representando as seguintes situações, relacionadas a cada Estação da Via Sacra, nessa ordem:
*Indústrias, caminhões e carros soltando fumaça escura e poluente.
* Ruas, praças, praias e lugares públicos cheios de lixo jogado pelo chão.
Queimadas.
*Mães carregando seus filhos, em aflição por enchentes.
*Pessoas ajudando a socorrer vítimas de enchentes.
*Pessoas ajudando a limpar áreas degradadas e a reconstruir casas.
*Imagem de rios poluídos, com lixo e mortandade de peixes.
*Imagens de desmoronamento causado por enchente, vendaval ou terremoto.
*Imagens de pessoas que estão comprando mais que o necessário; consumismo. Desmatamento.
*Animais em situação de extinção, sem lugar para se abrigar (tráfico, matança etc.)
Situação de morte da Natureza, seca, aridez do solo.
Retirantes, pessoas que são obrigadas a deixar suas casas e sua terra e ir embora para outro lugar.
Pessoas em luta pela preservação do Meio Ambiente.
Coisas que estão sendo feitas para preservar a vida no planeta.
Escolha um dia para fazer a Via Sacra, que poderá ser na Igreja, na Capela ou mesmo na rua ou numa praça.
Importante é arrumar o lugar com as imagens das estações da Via Sacra tradicional, colocadas lado a lado, mas deixando uma distância adequada para que se possa caminhar entre elas.
Escolhas aquelas crianças e adolescentes que irão ajudar na Via Sacra: para levar o crucifixo, para levar a vela e um para cada cartaz.
Dia do Encontro:
Inicie esse Encontro de Oração dando as boas vindas e explicando o que é a Via Sacra. Faça uma oração inicial e convide todos a irem cantando até a Primeira Estação. Lá, ao lado da imagem da Via Sacra, ficará a criança com o cartaz correspondente (número 1) bem a frente, de modo que todos vejam as duas imagens; ao lado delas ficará a criança com o crucifixo e a outra com a vela. Isso vai se repetir em cada Estação, colocando ao lado de cada estação o cartaz correspondente. Diante da Estação se reza a jaculatória própria da Via Sacra.
Em cada Estação o/a catequista explica o significado da imagem da Paixão de Cristo e faz a ligação entre ela e a do cartaz, mostrando que assim como Cristo foi condenado injustamente e sofreu aquela Paixão, também a vida de todos os seres no nosso planeta está agonizando injustamente pela ação dos seres humanos, vivendo a sua Paixão.
Depois da explicação, faz-se uma oração pedindo a Deus misericórdia pelos erros cometidos e ajuda para mudar de vida. Em seguida se segue cantando para outra estação. O refrão cantado entre uma oração e outra pode ser o tradicional, o Manual da Campanha propõem que ele seja completado com uma frase que fala do tema da Campanha:
A morrer crucificado / teu Jesus é condenado / por teus crimes, pecador / por teus crimes pecador: / A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de Amor / ajudai-nos Deus de Amor.
Como se trata de uma Via Sacra com crianças, sugiro que se use um refrão mais apropriado:
A morrer crucificado / meu Jesus é condenado / por injusto pecador / por injusto pecador: / A viver sem o cuidado / o planeta é condenado / ajudai-nos, Deus de Amor / ajudai-nos Deus de Amor.
Ao longo da Via Sacra, os catequizandos devem perceber que a vida no planeta está ameaçada, mas que há esperança, pois assim como Cristo venceu a morte e ressuscitou, podemos vencer a poluição e a destruição da natureza e fazer ressurgir uma vida nova.
Essa Via Sacra poderá ser repetida com as crianças, nas sextas-feiras da quaresma, sempre convidando crianças diferentes para ajudarem e, a partir do segundo encontro, convidando os próprios catequizandos a fazerem a explicação das Estações.
Via Universo Vozes
Leave a Comment