Receba as novidades exclusivas de nossa rede :)

Cadastre-se

Você sabe o que é o viático?

img

Viático (ou “viaticum”) é um termo que tem uma longa história e muito simbolismo para a Igreja Católica. A rigor, a palavra é usada para denotar o recebimento da Santa Comunhão por uma pessoa doente no leito de morte.
Essa definição está no Compêndio do Catecismo da Igreja Católica:

“É a Eucaristia recebida por aqueles que estão para deixar esta vida terrena e se preparam para a passagem à vida eterna. Recebida no momento da passagem deste mundo ao Pai, a Comunhão do Corpo e Sangue de Cristo morto e ressuscitado é semente de vida eterna e potência de ressurreição”.

A palavra deriva de uma antiga tradição greco-latina acerca de uma refeição compartilhada por aqueles que partiam para uma viagem. Por esse motivo, o “viaticum” é frequentemente chamado de “alimento para a jornada”, em referência ao alimento espiritual da Eucaristia e à jornada para a Vida Eterna.

O rito essencial do “viaticum” é conceder a Sagrada Comunhão a um indivíduo em perigo iminente de morte. Muitas vezes é precedido pelos sacramentos da Unção dos Enfermos e da Confissão.

A palavra tem uma história rica e bela e ilustra de maneira poética a passagem desta vida para a próxima, levando conosco o alimento espiritual de que precisamos.

Via Aleteia

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *