O tema do Mês da Bíblia de 2022 é o Livro de Josué e o lema é “O Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1,9). O motivo principal para a escolha do Livro de Josué é a comemoração dos 200 anos da “Independência do Brasil” (1822).
O objetivo este ano é também refletir sobre a importância da terra na nossa história, alimentar a esperança e perceber em toda a trajetória do povo brasileiro a presença benevolente de Deus. O Livro de Josué, no Antigo Testamento (AT), dá início aos livros denominados históricos, sendo o primeiro na sequência dos escritos bíblicos após os livros que compõem o Pentateuco.
O tema central do Livro de Josué é a entrada do povo de Deus na Terra Prometida, após a longa travessia pelo deserto, em busca da libertação da escravidão do Egito (Ex–Dt) e do cumprimento das promessas feita aos patriarcas e matriarcas (Gn 12–50).
Frei Carlos Mester, O.Carm, doutor em Teologia Bíblica e um dos maiores biblistas do Brasil, explica que o objetivo do mês da Bíblia é disseminar ainda mais a leitura da Bíblia entre o povo, facilitar o diálogo das pessoas e das comunidades com a Palavra de Deus e fazer com que o povo comece a usá-la como “livro de cabeceira”
Frei Carlos indica 6 ações para tornar a Bíblia mais presente na correria do dia a dia:
Comments0