Natal: A bela surpresa de Deus para nós
O Natal é a Celebração do Nascimento do Menino Deus, nosso Redentor. É tempo propício para tomarmos mais consciência do imenso amor que Deus tem por cada um e cada uma de nós, a ponto de assumir a nossa natureza humana em tudo – exceto no pecado – para nos trazer vida em abundância e para sempre.
Também é um convite para assumirmos o plano de Deus e abandonar algumas pretensas “certezas pessoais”. O Natal nos desmascara nossas falsas seguranças e nos propõe a simplicidade do presépio e da manjedoura. Seu centro é a pessoa de Jesus e, com Ele, devemos apreender a viver uma vida simples, disponível e repleta de amor ao próximo.
O Natal é ainda a realização da promessa de Deus para a humanidade… Mas de qual promessa estamos falando? De um tempo novo e de uma realidade nova neste mundo: os fracos serão fortificados, os desanimados reencontrarão alegria e Ele mesmo, nosso Deus, virá nos salvar. Será um tempo de liberdade e felicidades para aqueles e aquelas que, na abertura do coração, buscam reencontrar o caminho de Deus.
A vinda de Jesus provocou uma crise: não nas promessas divinas, mas nos “esquemas pessoais” que todos possuíam, inclusive em João Batista que, desconcertado, pergunta ao Senhor por meio de seus discípulos: “És tu aquele que havia de vir, ou havemos de esperar outro?” (Lc 7, 19). O Natal possui este encanto de nos convidar para a simplicidade, a humildade e para as pequenas coisas da vida, lá onde o Reino de Deus acontece.
As nossas comunidades, Paróquias, Santuários, Conventos e Sodalícios, devem, viver este momento de profunda reflexão e união com o Menino Deus. Pois somos chamados a renovar a nossa Missão, nossa Vocação e chamado, como resposta adequada a este Deus que se encarnou e veio morar entre nós.
Tenham todos um Santo Natal e um Feliz Ano Novo! Que o Menino Jesus renasça em nós e encha os nossos corações de amor e esperança!
Recebam meu abraço fraterno. Deus abençoe a todos.
Frei Adailson Quintino dos Santos, O.Carm.
Comments1