No sábado Santo (8) ocorreu a Vigília Pascal em toda a Igreja Católica. A tradição é conhecida como a “Mãe de todas as Vigílias”, por ser a maior celebração litúrgica com cerca de 4 horas de duração. Já no domingo (9), as celebrações de Páscoa foram realizadas em todas as paróquias da Província Carmelitana Fluminense de acordo com a programação de cada uma.
Entenda: A Vigília Pascal é composta de quatro partes: Liturgia do fogo, Liturgia da Palavra, Liturgia Batismal e Liturgia Eucarística, o ato litúrgico chega a ser concluído em quase 4 horas de celebração. É nesta celebração que é feito o Anúncio de Páscoa, a ressurreição de Nosso Senhor. E é devolvido aos sacrários das Igrejas do mundo inteiro as hóstias consagradas, recordando que Nosso Senhor Jesus Cristo, após sua ressurreição, está de volta em nosso meio.
A Páscoa é o centro do calendário litúrgico para a Igreja Católica, todas as celebrações do ano são voltadas e agendadas a partir da data desta festa, que celebra o Memorial da Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Comments0