Ao longo dos séculos, o escudo da Ordem Carmelita sofreu várias transformações. Os elementos principais permaneceram: a representação de uma montanha, o Monte Carmelo, no centro do escudo com uma estrela no lado da montanha e duas estrelas acima e em ambos os lados da cimeira.
Não existe uma explicação oficial única, mas as interpretações se baseiam na história e nos símbolos da ordem
Diz-se que o escudo carmelita é “belo pela sua simplicidade, célebre pela sua antiguidade e sagrado pelo seu significado”. A sua mais antiga representação é do final do século XV, quando ilustrou em 1499 a capa de um livro sobre a vida do carmelita Santo Alberto. O símbolo gráfico foi usado nessa obra em forma de “vexillum“, ou estandarte, vindo a ser modificado em seus detalhes ao longo do tempo até chegar à forma atual de escudo heráldico.
Existem diversas interpretações, mas nunca houve uma explicação oficial do emblema. Essa é a interpretação a respeito do significado do escudo carmelita que “parece mais apropriada, de acordo com os documentos mais recentes da Ordem”.
O escudo carmelita apresentado pelo blog é formado pelos seguintes elementos:
1 – O braço com a espada: evocam o profeta Elias, que, segundo o livro dos Reis, matou os 450 profetas de Baal a fio de espada (1 Reis,18).
2 – O lema: a frase em latim inscrita no escudo carmelita é “Zelo zelatus sum pro Domino Deo exercituum“, ou seja, “Eu me consumo de zelo pela causa do Senhor Deus dos exércitos“.
3 – As 12 estrelas sobre a coroa: fazem alusão à coroa de estrelas que figuram Nossa Senhora no livro do Apocalipse.
4 – A coroa: evoca Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra, bem como a estirpe do profeta Elias.
5 – O campo branco: segundo antiga tradição, representa a Santíssima Virgem Maria, pura e livre de todo pecado, recobrindo o Carmelo com sua proteção, além de evocar a capa branca dos carmelitas.
6 – As duas estrelas no campo branco: significam o profeta Elias e seu sucessor, o profeta Eliseu; ou, segundo outras interpretações, as duas naturezas de Jesus, que é verdadeiro Deus e verdadeiro Homem numa só Pessoa.
7 – O campo marrom: evoca o monte Carmelo, lugar de origem da Ordem do Carmo, assim como o hábito carmelita e seu escapulário, cuja cor escura é sinal de penitência e de fiel cumprimento da regra de Santo Alberto.
8 – A estrela no campo marrom: representa a Santíssima Virgem Maria, a reluzante estrela que reina no centro.
O total de três estrelas presentes no escudo carmelita também recorda as virtudes teologais (fé, esperança e cari
Comments0