Outra ação que recebeu recursos do Fundo Nacional da Solidariedade (FNS), em 2021, oriundos das doações na Coleta Nacional da Solidariedade da Campanha da Fraternidade Ecumênica do ano passado foi o projeto “Cozinha Sertaneja – Vale do Peruaçu”, realizado na comunidade Olhos D’água, no distrito de Levinopólis, em Januária (MG).
A ação atingiu diretamente 225 pessoas, sendo 80 homens e 85 mulheres adultos, 18 crianças, 20 adolescentes e 22 jovens ligados à agricultura familiar na região.
O projeto buscou garantir a implantação de uma cozinha Sertaneja, equipamento que funcionará de forma comunitária. Por meio da cozinha, a iniciativa está desenvolvendo ações de segurança alimentar e nutricional e de economia popular solidária para gerar renda para os associados. O equipamento também funciona como espaço de aprendizagem e motivação para os agricultores familiares.
O coordenador do projeto Jerre Ribeiro Sales conta que o grupo de mulheres da comunidade não contava com um espaço adequado para desenvolver ações de geração de renda de forma coletiva como: produção de biscoito, refeições, doces e beneficiamento de frutos. Estrategicamente, a comunidade está consolidando o empreendimento próximo ao Parque Nacional Cavernas de Peruaçu, um local que recebe muitos turistas do Brasil e exterior.
Uma outra frente de trabalho, na linha da geração de renda, foi a capacitação das mulheres para a confecção de bolsas, máscaras (equipamento de proteção individual) e bonecas. Como uma ação prevista no projeto também foi desenvolvida uma campanha de conscientização sobre a prevenção contra a Covid-19 com distribuição de máscaras aos associados e comunidades vizinhas.
O coordenador do projeto Jerre Ribeiro Sales informa que, como resultado do projeto, as mulheres já contam com uma margem de lucro considerável em sua renda, o aumento da auto-estima e de sua qualidade de vida. Também foram apontados como resultados a melhoria na segurança alimentar e nutricional dos agricultores familiares, no funcionamento dos empreendimentos agroindustriais e na conscientização sobre o trabalho coletivo e realizado de forma solidária.
O projeto é uma das 94 iniciativas apoiadas com recursos da Campanha da Fraternidade em 2021 que apoiou ações com focos específicos e seguiu um conjunto de regras, uma delas é o alinhamento a um dos três eixos de atuação, conforme estabelecido em edital próprio: auxílio a situações de insegurança alimentar, insumos para cuidados sanitários ligados à pandemia e captação para a geração de renda.
Comments0