No dia 12 de dezembro celebramos o dia de Nossa senhora de Guadalupe e aqui conto um pouco da experiência e trabalho com a Juventude dentro do Treinamento de Liderança Cristã (TLC).
Uma das maiores histórias do amor de Deus entregue ao homem: assim Padre Haroldo J. Rahm, sj, fundador do movimento Treinamento de Liderança Cristã, apresenta a maravilhosa aparição ocorrida ao nativo batizado como Juan Diego na colina de Tepeyac, próxima à capital do México.
Esse mesma aparição se deu no coração desse padre jesuíta, que teve uma experiência única com a Morenita durante seu sacerdócio, na cidade de El Passo, no Texas, Estados Unidos, divisa com o México. Tal devoção entregou o título de padroeira do movimento Treinamento de Liderança Cristã a Nossa Senhora de Guadalupe, que hoje faz parte das camisetas, bandeiras e de todo o material do movimento no Brasil inteiro.
Participei do Treinamento de Liderança Cristã em 1997, na cidade de Batatais (SP), e em meados de 2021 recebi o convite para assumir a secretariado de comunicação do movimento. Nessa hora, pensei se era realmente capaz de seguir com tão nobre convite, mas Nossa Senhora de Guadalupe falou em meu coração, assim como disse a Juan Diego: “Filho querido, você deve compreender que há muitos servos de categoria a quem eu poderia confiar a minha mensagem, todavia, eu escolhi você”. Então, conhecedor das minhas misérias, eu me revesti da misericórdia e junto com uma equipe composta de comunicadores de todas as regiões do país desenvolvemos dois projetos guadalupanos para a juventude. O primeiro, chamamos de Noite Guadalupana, que durou um ano com noites devocionais, testemunhos e estudos disponíveis no Instagram do @movimentotlc. Estivemos com Dunga, Irmã Zélia, professor Raphael Tonon e Rafael Brito, entre tantos nomes que trouxeram partilhas e um forte apelo de devoção a Guadalupe.
O segundo projeto abriu uma nova série de lives baseadas no devocionário e novena de Nossa Senhora de Guadalupe e que batizamos como “9 meses com Guadalupe”. Nesse novo projeto, rezamos a novena da padroeira todo dia 12. Tal projeto segue até 12 de dezembro de 2022 e já temos novos projetos para 2023.
Nas comunidades onde o movimento está inserido (hoje em mais de quarenta dioceses espalhadas por dez Estados) existe a Festa de Guadalupe, celebrando por meio de diversas manifestações o dia de Nossa Senhora de Guadalupe. Nessas celebrações, os jovens relembram a Virgem Maria, com seu olhar materno, proclamando “Filho muito querido: não estou aqui ao seu lado? Sou sua mãe. Que mais deseja? Não permita que nada o aflija ou perturbe”.
Comments0