O Santuário de Nossa Senhora da Assunção é uma igreja moderna, aberta e repleta de simbolismo e funcionalidade. Projetada pelo arquiteto cearense Marrocos Aragão, a construção nasce do chão, simbolizando a assunção de Nossa Senhora, que, saindo do meio do povo, é elevada ao Céu. Seu formato redondo, com o altar no centro, representa a Igreja-comunidade que se reúne, partilha e celebra ao redor do altar de Cristo. Sem paredes ou janelas, a arquitetura é arejada pelo vento do Espírito Santo, aberta ao presente, passado e futuro.
Erguida pelo povo em comunhão fraterna e participação libertadora, toda a estrutura foi construída a partir de doações de materiais recicláveis, como ferro velho, papel, latas e vidros. O santuário começou a ser construído em 1984, em sistema de mutirão, contando com a participação voluntária de muitas pessoas, que trabalharam nas diversas áreas da obra e contribuíram em campanhas de rifas, bingos e coleta de materiais recicláveis.
O engajamento voluntário de todos, incluindo técnicos, arquitetos e engenheiros, que trabalharam sem remuneração, é um exemplo de participação e comunhão paroquial. O santuário foi ofertado a Dom Aluísio Lorscheider em suas bodas de prata episcopais como um gesto concreto dessa comunidade paroquial, refletindo a Igreja viva que Dom Aluísio personificava e animava.
Comments0