A catequese de adultos, ao contrário do que se pensa, é muito mais antigo do que a própria catequese infantil. Este fato se dá, observando a história da Igreja em seus primeiros séculos.
Conforme iam havendo novas conversões, era necessário que os cristãos fossem organizando uma catequese para atender estas pessoas. Logo, eram adultos que se sentiam motivados a abraçar a Fé em Cristo Nosso Senhor.
A necessidade de uma catequese de adultos
Na era Apostólica, o desejo de abraçar a Fé já era uma motivação para que o desejante fosse incorporado na Igreja. Esta incorporação se dava por meio do arrependimento, o continuar a crer e o batismo (Atos 2,37-41).
No decorrer do tempo, com a extinção da perseguição aos cristãos, muitos desejavam se tornarem cristãos, porém muitas vezes por algum tipo de interesse.
Para evitar que os novos ingressantes na doutrina cristã, não a abraçasse a Fé simplesmente por um falso desejo, a prática catequética precisou ser estruturada.
Caso você ainda não tenha conhecimento, a palavra CATEQUESE tem o significado de INSTRUIR ou também de ENSINAR. A preocupação dos primeiros cristãos, logo, mostrava o quanto era importante realmente conhecer os mistérios da Fé e assim amar.
Este tipo de catequese dos primeiros cristãos podia durar entre TRÊS até QUATRO anos para se receber o BATISMO. Tão grande era a, e de fato é, a importância deste SACRAMENTO.
Pois é pelo Sacramento do Batismo que somos de fato introduzidos no Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, a Igreja.
Pulando séculos de histórias e transformações no mundo e na cultura, chegamos em nossos dias, onde a modernidade exige uma resposta para com aqueles que supostamente desejam receber os sacramentos.
Note que uso o termo “supostamente” pois em minha caminhada como catequista de adultos, percebo não só por mim, mas também pelos catequizandos, que em um primeiro momento, buscam a catequese de adultos para regularizar uma situação para se casarem ou para batizar alguém.
Mas não vou entrar neste mérito, por não ser o foco desta postagem. Porém, serve para que possamos observar, de fato, como está nossa realidade catequética.
O que envolve a catequese de adultos
A catequese de adultos deve ser um espaço de acolhida, de aproximação, mas sobre tudo de apresentação do Cristo. Envolver os nossos catecúmenos não significa estarmos sempre preocupados com dinâmicas ou atividades infrutíferas.
Nossos catecúmenos possuem anseios de um mundo moderno, que exigem muitas respostas, deste modo a preparação do catequista é fundamental.
Portanto, envolva seu grupo de catequese na ORAÇÃO, no DIÁLOGO sem ser impositivo, e na FORMAÇÃO. Para tanto aponto a necessidade deste tripé:
A Oração é fundamental, é nela que fortalecemos nosso desejo de estar perto de Deus e com ele se comunicar. É também na Oração que podemos expressar nossas súplicas, para que uns possam rezar pelos outros.
O Diálogo, devemos evitar ao máximo de sermos sempre o que fala, sem dar espaço para perguntas ou algum tipo de expressão verbal do catecúmeno. Não tenha medo ou receio de ser surpreendido por algum tipo de indagação que você não saiba responder. Se isso acontecer é um ótimo momento para que também você possa aprender.
A Formação, é de fato o processo de instrução para com o catecumenato. Mas é o processo de instrução? Bom, é preciso lembrar que estamos falando de uma INICIAÇÃO CRISTÃ, que irá fluir no BATISMO, na EUCARISTIA e na CONFIRMAÇÃO.
O desenvolvimento da catequese, deve de qualquer forma se desenvolver até os SACRAMENTOS. E com certeza na catequese de adultos não é diferente.
Algo que deve ser considerado por nós catequistas de adultos, é não subestimar a inteligência de nossos catecúmenos. Estes já vem com uma bagagem. Alguns, como costumo receber na catequese, veem do protestantismo.
Mas vamos deixar este assunto para um outro momento mais oportuno. No entanto não ignore esta possibilidade, esteja pronto para esta realidade.
Modelo de um roteiro para a catequese de adulto
Por que a necessidade de um roteiro? Em um primeiro momento, confesso que não gosto de ficar necessariamente “preso” em material. E em segundo, também confesso, que tenho muitas reservas quanto a qualidade dos materiais que têm chegado a mim.
São materiais que muitas vezes associam uma ideologia política com fraca abordagem da doutrina da Igreja. Resumidamente não possuem, ao meu ver, uma preocupação em de fato instruir o catecúmeno.
Embora seja “apenas” uma iniciação cristã, não se pode deixar a catequese de adultos como apenas um encontro semanal de bate-papo.
Este roteiro que apresentar também é um “pano de fundo” que você poderá dimensionar e adequar para as necessidades que surgirem. Porém, se preocupem com a formação e informação para com os catecúmenos.
O roteiro para a catequese de adultos está em uma disposição para um período de aproximadamente 1 ANO com 43 encontros, sendo um encontro por semana.
Estes encontros estão com base no calendário 2017/2018, mas pode se adequar aos calendários futuros. A tabela abaixo tem o número de DIAS e o conteúdo PROPOSTO.
DIAS CONTEÚDO PARA A CATEQUESE DE ADULTOS
1 A FÉ
3 BÍBLIA
HISTÓRIA DA BÍBLIA
COMO LER A BÍBLIA CAPÍTULOS E VERSÍCULOS
1 A HISTÓRIA DA CRIAÇÃO
2 A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO
ABRAÃO
JOSÉ
MOISÉS
OS 10 MANDAMENTOS
1 CELEBRAÇÃO DO ÉFETA
1 PROMESSAS DA VINDA DO MESSIAS
1 A BOA NOVA (EVANGELHO)
1 JESUS É O SALVADOR
1 JESUS É DEUS (TRINDADE)
1 OS SINAIS DE JESUS
2 JESUS FUNDA SUA IGREJA
2 O PAI NOSSO
4 O CREIO
1 O PECADO (POR QUE SOFREMOS)
10 OS SACRAMENTOS
2 A SANTA MISSA
2 OS 10 MANDAMENTOS
2 A SALVAÇÃO – O CÉU/INFERNO/PURGATÓRIO
2 OS SANTOS / IMAGENS
Deixo claro que este roteiro é um modelo para que você possa se basear ou mesmo seguir se achar adequado. Você pode utilizar diversos materiais para elaborar seu encontro de catequese.
A conclusão do roteiro para a catequese de adultos
Tenha em vista que o roteiro para a catequese que proponho inicia no primeiro domingo após a Páscoa. Seu termino com previsão de um ou dois domingo antes da celebração da Páscoa.
Neste roteiro não está evidenciados as celebrações da APRESENTAÇÃO dos CATECÚMENOS e nem do ESCRUTÍNIO, que geralmente ocorre três domingos antes da Páscoa.
Por Catequese do Leigo
Comments5