“Cada momento catequético, cada ato catequético, seja uma ocasião feliz de encontro, encontro com Deus e encontro uns com os outros como a igreja”.
É desta forma que o Cardeal Patriarca de Lisboa sublinha à Vatican News o sentido da catequese e o seu lugar na vida da igreja e dos cristãos.
Declarações à margem da assembleia diocesana de catequistas do Patriarcado de Lisboa que teve lugar este domingo, 28 de abril, na Igreja de São Miguel, em Sintra, centrada no tema “Celebrar o encontro com Jesus Cristo”.
Diversas atividades marcaram o encontro, com ateliers temáticos sobre os sacramentos, as celebrações da catequese, a oração, o símbolo, o rito e a iconografia.
Um dos momentos mais importantes do encontro foi a apresentação do «Diretório da Missa com crianças» a cargo do padre Tiago Neto, diretor do Setor da Catequese, que ao portal da Santa Sé sublinha a importância desta orientação da igreja, que valoriza “a criatividade pastoral para poder integrar as crianças na celebração”.
Uma diocese com “cerca de 7 mil catequistas” sublinha o sacerdote, que destaca uma “taxa de participação na catequese” superior “à própria participação ativa nas celebrações dominicais”.
A assembleia diocesana ficou ainda marcada por testemunhos e experiências de vida ligadas à catequese, como é o caso de Rita Santos, coordenadora vicarial de Catequese em Sintra, que entende esta dimensão da vida da igreja como “uma missão, uma vocação”.
Via Vatican News
Comments0