Dia 16 de julho é a data de uma festa mariana muito importante: Nossa Senhora do Carmelo. Essa é uma das devoções a Nossa Senhora das mais antigas e muito amada pelos cristãos. A invocação à Nossa Senhora do Monte Carmelo está profundamente ligada à história e aos valores espirituais da Ordem dos Frades da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, ou, como são mais conhecidos, os Carmelitas.
Na liturgia, essa festa foi instituída para comemorar a aparição de Nossa Senhora ocorrida em 16 de julho de 1251 a São Simão Stock, na época Prior Geral dos carmelitas. Nessa aparição, a Virgem entregou a São Simão um escapular (de escápula= as costas) em tecido e mostrou-lhe os privilégios para quem usasse o objeto com devoção, isto é, procurando agir como Nossa Senhora agiu em sua vida.
O monte Carmelo (jardim, em aramaico) aparece ligado à figura do profeta Elias; segundo o primeiro livro dos Reis, Elias teria reunido aí uma comunidade de profetas e trabalhou pela pureza da fé do povo em Deus, vencendo os desafios dos falsos profetas de Baal. Desde os inícios da igreja antiga, nesse monte houve comunidades monásticas cristãs. No século XI, os cruzados encontraram uma comunidade de religiosos cristãos, provavelmente maronitas, que se definiam como herdeiros dos discípulos de Elias.
Ainda no século XI, alguns europeus – Bertoldo e Aimério – começaram aí uma pequena comunidade de monges. No centro da comunidade, edificaram uma igrejinha dedicada à Nossa Senhora, e tomaram o nome de Frades de Santa Maria do Monte Carmelo. Dessa forma, o Carmelo adquiriu os seus dois elementos característicos: a referência ao profeta Elias e a ligação à Virgem Maria Santíssima. Uma antiga tradição afirma que nesse monte, a Sagrada Família descansou, ao voltar da fuga do Egito. A invocação à Nossa Senhora do Carmo é uma das devoções mais populares no Brasil.
FONTE: Aleteia
Comments0