Clique aqui para ler o Ato dos Apóstolos – Capítulo 6
Neste capítulo vemos o aparecimento de um novo grupo na comunidade de Jerusalém: os helenistas (judeus que viviam fora da Palestina, adotaram a cultura grega e possuíam sinago-gas particulares em que a Bíblia era lida em grego). Alguns deles se convertiam ao cristianis-mo, o que provocava tensões na comunidade. Os hebreus eram os judeus que falavam ara-maico, mais liam a Bíblia em hebraico nas sinagogas.
As viúvas eram um grupo de mulheres desvalidas, e o texto dá a entender que as viúvas hele-nistas tinham um tratamento pior (discriminadas pela língua e origem). Para tanto, os doze convocam uma assembléia e formam um novo comitê encarregado do serviço (em grego – diakonia). O cuidado com a Palavra de Deus e o Alimento era chamado de “serviço”.
A Assembléia elege sete deles, cuja função se assemelha à dos Doze, uma vez que operam milagres, anunciam a Palavra e balizam. As qualidades exigidas eram espírito e prudência. Dentre eles se destaca Estevão, um homem cheio da graça de Deusa, ativo na sua evangeli-zação e incisivo na sua denúncia. Assim como Jesus, falsas testemunhas o acusam de ter dito que destruiria o Templo e lhe pesa também a acusação relativa às prescrições de Moisés.
Hoje, somos convidados, da mesma forma que Estevão, a sermos repletos da graça do Senhor e testemunharmos que Jesus venceu a morte e seu Reino precisa ser instaurado AGORA, através da mudança de nosso comportamento e da reavaliação de nossos hábitos.
Oremos para que se cumpra a promessa: “E a palavra de Deus crescia. O número dos discípu-los multiplicava-se enormemente, e considerável número de sacerdotes obedecia à fé”. Amém!
Partilhe conosco sua experiência com a leitura deste capítulo escrevendo um comentário logo abaixo.
Comments0