Com alegria tributamos louvores a tão especial data que compõe o mês de agosto, o dogma da Assunção da Santíssima Virgem Maria, e ainda de maneira especialíssima, no coração da ordem, tal verdade que sempre foi tão bem proclamada e defendida desde os primeiros tempos, como também se suscitou a Imaculada Conceição. Como nos narra os antigos textos, sabe-se que até o século XIII a solenidade principal de toda ordem dos Carmelitas era celebrada no dia 15 de agosto, data que honramos a Virgem Maria com o título de sua excelsa e gloriosa Assunção, levada aos céus de corpo e alma ao findar de sua vida terrestre.
Portanto, estar em festa neste solene mês, significa também se unir ao Carmelo de maneira íntima e fraterna para louvar aquilo que sempre atentou-se a ordem dos irmãos da Virgem Maria, Ela foi assunta, e sua Assunção é esperança de nós, filhos de nossa Senhora que ainda estamos neste vale de lágrimas.
Neste mês de agosto também se recorda a santa Mãe Igreja das vocações, e no terceiro domingo, particularmente das religiosas, homens e mulheres que buscam dentro das inúmeras espirtualidades consagrar suas vidas a Deus, e a este desejo, temos como magnânimo exemplo e seguro porto, a Virgem Maria perfeitssima vocacionada do Senhor Deus, contemplando a vida da Mãe do salvador, podemos compreender o íntegro sentido da palavra consagração. E como Ela, devemos ser também nós, testemunho de consagrados a Deus, e nos conformando assim, cada vez mais a imagem de seu divino filho e redentor do gênero humano, nosso Senhor Jesus Cristo.
Para todo povo de Deus, este último dogma a ser proclamado, como vai dizer os santos padres da Igreja, é sinal de consolo para aqueles que já não gozam de esperança, ou desanimados carregam o peso da descrença, e por essa forma como diz o santo Padre o papa Francisco, “já não conseguem voltar os olhos ao céu.” Nossa Senhora que subiu ao céu com Deus, por Deus e em Deus, desta mesma forma está e caminha tão perto de nós.
Diz-nos o papa Bento XVI “Maria participa nesta aproximação de Deus, vive nele e com Ele”
Nossa Senhora da Assunção, rogai por nós!
Pedro Dos Anjos Gomes
Comments0