Em 16 de julho de 2020 a Escola Maria Montessori, situada em Brasília (DF), completou 50 anos de existência. Fundada em 1970, a instituição iniciou seu trabalho com a Educação Infantil e, em 2002, expandiu sua oferta também para o Ensino Fundamental I, possuindo atualmente turmas do Maternal I ao 5º ano.
O sistema de ensino aplicado encontra-se nos fundamentos da Metodologia Montessoriana, criada pela renomada pedagoga italiana, Maria Montessori. Nele, o aluno possui maior liberdade para escolher seu trabalho, se mover por conta própria e ser responsável por seu progresso e por sua aprendizagem. Esta forma de ensino proporciona também a integração da criança com o ambiente no qual está situada, com os materiais e com o professor, tendo assim a possibilidade de construir sua independência, absorvendo conceitos e valores sociais de forma segura e de acordo com o momento vivido.
Testemunha ocular da fundação da Escola, Frei Felisberto Caldeira de Oliveira, O.Carm., narrou detalhes sobre a origem e a história de uma das instituições de ensino mais tradicionais e respeitadas do Distrito Federal.
“Em 1904 vieram os primeiros Carmelitas holandeses para que o patrimônio da Província fosse entregue aos Carmelitas sob a condição de que fosse investido na educação das crianças e jovens. Frei Lamberto Lambooy, quando foi indicado para Brasília, bebeu desta fonte, e dizia que “onde estiver um Carmelita em um convento, haverá também um cuidado com a educação tanto religiosa, como civil”. Ele criou o Colégio do Carmo assim que chegou a Brasília, antes da inauguração da capital, por volta de 1956/57. O Colégio tinha como diretor e fundador o próprio frei, com muita inspiração religiosa e familiar. Era integrado à paróquia e as professoras eram também catequistas na comunidade. Quando foi inaugurado o complexo atrás da igreja, houve a necessidade de uma nova estrutura educacional. Então, Frei Lamberto encontrou uma professora que o ajudou em parceria a criar uma Escola Montessoriana. Esta pedagogia entusiasmou bastante o frade carmelita por Maria Montessori ser uma educadora italiana que muito influenciou a educação holandesa, e ele se sentiu atraído pelo sangue e pelo método”, contou Frei Felisberto.
“É importante deixar a criança livre na aplicação de suas habilidades, pois ela se tornará sensível às conquistas superiores” (Maria Montessori)
Com o slogan ‘Motivando Para Realizar’, há cinco décadas a Escola Maria Montessori é um grande berço de formação em todas as áreas da vida: pessoal, profissional e religiosa. A instituição de ensino acredita que a missão de educar vai muito além de ter alunos com boas notas. Um de seus diferenciais é estimular o aprendizado por meio de atividades práticas e, para isso, ao longo do ano o estudante participa de uma série de visitas de campo e projetos pedagógicos como: “Cozinha Experimental”, “Projeto Leitura”, “Professor por um Dia”, “Manhã Esportiva” e vários outros. Além disso, a Escola busca aliar a tradição da Metodologia Montessoriana às novas tecnologias, com laboratórios de informática e ciências equipados com o que há de mais moderno no mercado. O respeito a Deus, ao próximo e à natureza também é ensinado o tempo todo. Dentro do compromisso de ultrapassar as barreiras da teoria, a instituição possui um zoológico onde os alunos têm contato com centenas de animais. A diretora pedagógica, Marcia Fatureto, ressaltou não só a importância da Metodologia Montessoriana no percurso formativo, como também destacou a fundamental integração e participação dos pais.
“A Escola proporciona um ambiente natural entre a prática e o conhecimento construído e descoberto. Os pais acompanham e participam do crescimento da criança de forma direta e responsável, através das atividades propostas pela escola: oficinas, feiras, eventos culturais e sociais, encontros de reflexão e debates com profissionais da área educacional. Na Escola Montessori, as relações são transparentes, comprometidas e interativas”, afirmou.
Com um sistema que permite o pleno crescimento e amadurecimento da pessoa humana, a Escola Maria Montessori concretiza a missão dada aos Carmelitas ao receberem o patrimônio da Província, de sempre investir na educação de crianças e jovens, fazendo com que cresçam e se desenvolvam em plenitude, sendo cidadãos éticos preparados para os desafios da vida e cientes do seu papel na sociedade.
*Estagiária, sob a supervisão de Raphael Freire
Fotos: André Calvino / Comunicação Escola Maria Montessori
Comments0