A missão não é uma tarefa que a comunidade pode executar, terminar e ficar livre. A missão é a natureza mesma da comunidade. Ela se expressa no novo estilo de vida que a comunidade assume.
Toda nova experiência de Deus, quando verdadeira, traz mudanças profundas na maneira de viver e conviver. A comunidade cristã ou é missionária, ou não é comunidade cristã.
A raiz da missão é a nova experiência de Deus que Jesus nos trouxe: Deus é Abba, Pai. Esta é a Boa notícia que ele anuncia. Se Deus é Pai/Mãe, então todos devemos conviver como irmãos e irmãs.
A comunidade é plataforma de onde se parte para a missão. A comunidade deve ser como o rosto de Deus transformado em Boa Nova para o povo. O Evangelho de Marcos, ao relatar o início da missão de Jesus, apresenta os principais pontos que devem caracterizar a missão da comunidade cristã. Formar comunidade:
Mc 1, 16-20 – Criar comunidade. A primeira coisa que Jesus faz é chamar discípulos para segui-lo. Congregar as pessoas em volta de Jesus. Formar comunidade.
Mc 1, 21-22 – Despertar consciência crítica. Perceber a diferença entre o ensino de Jesus e dos escribas. Criar consciência crítica diante da religião que os fariseus pregavam, que esconde o rosto de Deus.
Mc 1, 23-28 – Combater o poder do mal. Ao fazer o milagre da expulsão de um espírito impuro, Jesus nos ensina a combater o poder do mal que estraga a vida e aliena as pessoas de si mesmas, dos outros e de Deus.
Mc 1, 29-34 – Restaurar a vida para o serviço. Jesus curou a sogra de Pedro, ela levantou-se e começou a servir. Faz parte da missão preocupar-se com os doentes de tal modo que possam voltar a prestar serviço aos outros.
Mc 1, 35 – Permanecer unido ao Pai pela oração. Após um dia de trabalho até tarde, no dia seguinte, Jesus levantou bem cedo para poder rezar num lugar deserto. permanecer unido à fonte da Boa Nova que é o Pai, através da oração
Mc 1, 36-39 – Manter a consciência da missão. Os discípulos gostaram do resultado e queriam que Jesus voltasse. Mas ele seguiu adiante. Faz parte da missão olhar para frente e não se fechar nos resultados já obtidos, e manter viva a consciência da missão.
Mc 1, 40-45 – Reintegrar os marginalizados na convivência. Faz parte da missão acolher os marginalizados e reintegrá-los na convivência humana.
Comments0