Este é o segredo da juventude do Carmelo. Com mais de 800 anos, a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo se renova em cada jovem que ouve o chamado de Deus e o responde com generosidade, ofertando toda a vida a Deus, à Igreja e à humanidade na vocação Carmelita.
“A palavra «vocação» pode-se entender em sentido amplo como chamada de Deus. Inclui a chamada à vida, a chamada à amizade com Ele, a chamada à santidade, etc. Isto tem um grande valor, porque coloca toda a nossa vida diante de Deus que nos ama, permitindo-nos compreender que nada é fruto dum caos sem sentido, mas, pelo contrário, tudo pode ser inserido num caminho de resposta ao Senhor, que tem um projeto estupendo para nós.” (“Christus vivit”, n. 248).
Neste caminho de escuta de Deus e resposta generosa, 11 jovens ingressaram no Noviciado da Província Carmelitana de Santo Elias, no dia 18 de janeiro. Desses, dois são oriundos da Província da Venezuela.
Os novos noviços são:
Província da Venezuela: Frei Luiz, O. Carm., e Frei Alejandro, O. Carm.
Província Carmelitana de Santo Elias: Frei Lucas, Arujá (SP); Frei Eduardo, O. Carm., Lagoa da Canoa (AL); Frei Gabriel, O. Carm., Unaí (MG); Frei Zenóbio, O. Carm., Catu (BA); Frei Cristian, O. Carm., Itaquaquecetuba (SP); Frei Estevão, O. Carm., Mauá (SP); Frei Iago, O. Carm., Ituberá (BA); Frei Paulo, Taboão da Serra (SP); e Frei Lucas, O. Carm., Arujá (SP).
A missa de ingresso aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, na Diocese de Mogi das Cruzes (SP) e foi presidida pelo Prior Provincial, Frei Evaldo Xavier, O.Carm. O ingresso ao noviciado é um momento de graça, de comprometimento e de seguimento mais estreito de Jesus Salvador. Para prepará-los para essa nova etapa, os postulantes fizeram um retiro de uma semana.
O noviciado compreende o período de um ano, como estabelece as diretrizes do Código do Direito Canônico, e tem por objetivo conformar o vocacionado ao Carisma, conforme afirma o Cânon 646: “O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e o coração e comprovem sua intenção e idoneidade”.
>>> Leia também: O caminho vocacional
O Comissário dos Carmelitas da Venezuela, Frei Santos Martins, O.Carm., falou da importância da acolhida dos noviços de seu Carmelo para estudar no Brasil:
“A importância está juntamente no intercâmbio carmelitano na América Latina: de poder crescer juntos como família. Agradeço à Província Carmelitana de Santo Elias pela acolhida dos nossos irmãos em formação, do Carmelo da Venezuela, para aqui estudar e se formar”, disse.
O Comissário concelebrou a Santa Missa e participou de todo o cerimonial de ingresso dos Postulantes no Noviciado, que engloba também a bênção e entrega do hábito e da cruz, sem o Crucificaco. A cruz sem o Cristo quer significar que os freis devem estar no lugar de Jesus cada dia do noviciado.
Fotos: Frei Petrônio de Miranda, O.Carm./Olhar Jornalístico
>>>Tire suas dúvidas e receba informações sobre o Vocacional Carmelitano
Confira mais:
Comments0