Olá pessoas amadas! Vamos conferir mais um artigo do querido amigo seminarista Alex; e fica um dica: imprima este artigo e multiplique, para catequistas de sua comunidade também!
“A Palavra de Deus é a árvore da vida a oferecer-te por todos os lados o fruto abençoado, é semelhante a um rochedo fendido no deserto que, por todo lado, jorra uma bebida espiritual” (Santo Efrém, diácono).
Queridos Catequistas, hoje na Catequese, com todas as dificuldades que enfrentamos, não podemos nos dar o luxo de ir ao combate sem a Espada de Deus, que é a Sua Palavra. O Catequista deve ser íntimo da Palavra do Senhor. Nossa linguagem não pode ser outra que não a linguagem bíblica. Homens e mulheres da Palavra e de palavra. Homens e mulher de leitura, meditação, reflexão e contemplação assídua da carta de amor de Deus a cada um de nós. E Deus a cada dia tem uma coisa nova para nos revelar. Por isso, a Igreja usa de sua inspiração divina, e a cada dia nos oferece uma nova Palavra de Deus a ser colocar em prática.
São Paulo no sua primeira carta aos Tessalonicenses nos orienta que é necessário dar graças a Deus todos os dias, porque Deus nos deixou a Sua Palavra. Ouvir e acolher não como palavras de homens, mas como realmente vindo da boca do Pai Amado (cf. I Ts2, 13-14). E quando acolhemos essa Palavra com amor, Ela age de maneira eficaz em nossa vida, convertendo-nos, e através do nosso testemunho convertendo os nossos catequisandos, familiares, vizinhos e a comunidade catequética no seu todo.
Quando animada pela Palavra de Deus, a comunidade tem mais alegria, confiança e certeza que o Catequista é uma pessoa de Deus, amiga de Jesus e, é impulsionada pelo Espírito Santo. Não podemos esquecer-nos de Maria, que fez a vontade de Deus, da Sua Palavra. E num pequeno ‘SIM’, tornou humano o que era divino. Que na sua sabedoria guardava tudo no seu coração.
Aquele que lê as Escrituras torna-se imitador de Jesus. E para ser como Jesus, fazer seus atos, ter seu olhar, falar como Ele, fazer seus feitos, só conseguiremos quando seguirmos os conselhos de São Tiago, na sua carta, que diz: “Não podemos ser apenas ouvintes, mais praticantes da Palavra de Deus”(Tg 1,22). A Catequese sem um espaço para a Palavra de Deus fica longe de uma evangelização séria e que dará frutos.
Desejo a todos os Catequistas que tenham fome e sede da Palavra do Senhor.
Comments1