Não há nada de novo em dizer que os vários títulos marianos falam todos essencialmente de uma relação com Maria como Mãe de Cristo e Mãe dos Cristãos. Todos os vários nomes falam de relação com ela no mistério de Cristo e da Igreja. É o caso da devoção a Maria do Carmelo, que dominou a Ordem ao longo da sua história, desde os primeiros tempos da sua fundação até aos nossos dias.
Dizer “Maria do Monte Carmelo” é dizer “Maria venerada pelos Carmelitas”. E ao dizer “Carmelitas” devemos entender toda a família Carmelita: religiosos e religiosas, terciários e inscritos no Escapulário, porque esta inscrição envolve também uma agregação aos benefícios espirituais da Ordem e um compromisso de viver de acordo com a sua espiritualidade.
Os carmelitas tinham a convicção de que tinham uma relação muito especial com Maria, sua padroeira, sob o título de “Monte Carmelo”. Em homenagem ao seu Padroeiro, os Carmelitas celebraram de maneira especial a festa da Anunciação, a da Virgem Imaculada e, a seguir, a Solene Comemoração em julho. Esta celebração de julho, a Comemoração Solene, foi instituída para agradecer a Maria, sua Padroeira, por todos os benefícios concedidos à Ordem: isto é, como uma lembrança da ação descendente de Maria para com os Carmelitas (proteção) e como uma ação ascendente de as Carmelitas a Maria (ação de graças). A festa começou na Inglaterra no final do século XIV. A festa, portanto, é uma manifestação da “pessoa” de Nossa Senhora do Carmelo: da Virgem Mãe de Deus, advogada, padroeira da Ordem.
A Solene Comemoração da gloriosa Virgem Maria, que se chama Festa da Bem-Aventurada Maria do Carmelo ou Festa de Nossa Senhora do Carmo, foi justamente instituída para ser celebrada solenemente: porque a sua santa companhia do Carmelo foi fundada no Monte Carmelo, reunidos por causa de seu nome, pelo qual é especialmente enobrecido; por causa da adoção especial de seus filhos, irmãos e confrades; por causa da roupa com seu glorioso hábito; por causa de sua proteção repetida de sua própria Ordem; e pelos benefícios infinitos dados a esta sua Ordem desde o início até os dias atuais.
*Adaptado de Ludovico Saggi, O. Carm., Nossa Senhora do Monte Carmelo, em Santi del Carmelo. Tradução para o inglês de Paul Chandler, O. Carm.
Fonte: ocarm.org.
Comments0